05 de abril de 2020// 11:00

Dia Mundial da Língua Portuguesa - Padre António Vieira

Floresça, fale, cante, oiça-se e viva a portuguesa língua

Comemorando-se a cinco de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Biblioteca Municipal António Botto entendeu ser de especial importância, numa altura em que, por força da pandemia em curso, estamos também condicionados em termos comunicacionais, comemorar a nossa língua como principal instrumento de união de todos os seus falantes.
Queremos revelar o prazer da língua, emocionarmo-nos com as palavras, partilhar a mestria dos grandes escritores para com eles aprender e crescer.
Para isso escolhemos um dos maiores oradores de todos os tempos, padre António Vieira, o imperador da língua portuguesa, como lhe chamou Fernando Pessoa. Lançámos esse desafio à Andante, Associação Artística, através da sensibilidade e competência inigualáveis da Cristina Paiva e do Fernando Ladeira, e produzimos um vídeo de 13 minutos que atravessará parte da sua extensa obra.

Este vídeo contém excertos das seguintes obras do Padre António Vieira:
Sermão de Santo António aos Peixes
Sermão da sexagésima
Carta ao Padre provincial do Brasil
Carta à Câmara do Pará
Carta a D. João IV
Sermão do Espírito Santo
Sermões

e ainda excertos das obras:
Curso de Literatura Portuguesa de Camilo Castelo Branco
Livro do Desassossego de Bernardo Soares