26 de julho de 2020// 11:00
Abrantes a ler: leitura, identidade e cidadania. Segredos, de António Mota, ilustrações de Marta Torrão, da editora Gailivro e O livro da avó, de Luís Silva, das edições Afrontamento. 

 

Atividade de promoção do livro e da leitura. 


Pretende-se a promoção de valores de cidadania ativa e de reforço da identidade, através da leitura, ao mesmo tempo sensibilizando para uma mudança de comportamentos e atitudes. Com o texto literário como ponto de partida ou de chegada, cruza-se a leitura com outras formas de expressão, através de ateliês diversos, para o exercício de uma cidadania consciente e informada face às problemáticas atuais.

 

Segredos
Dez histórias, dez segredos, dez textos breves de António Mota, que convidam a viajar ao lado do sonho e das coisas marcantes da vida que nos acontecem em secretos dias que nunca mais esquecemos. Dez histórias, dez segredos que conhecemos ao longo deste livro com as inconfundíveis ilustrações de Marta Torrão, Prémio Nacional de Ilustração 2004.


António Mota
António Mota nasceu no concelho de Baião, em 1957. Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado A Aldeia das Flores, e não mais parou de escrever. É um dos autores mais lidos e premiados da literatura infantojuvenil portuguesa, tendo cerca de noventa títulos publicados, e a sua vasta obra foi, em grande parte, selecionada pelo Plano Nacional de Leitura. Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983), o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990), o Prémio António Botto (1996) e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, categoria «Livro Ilustrado» (2004). Em 2008, foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem da Instrução Pública.
Em 2014, foi nomeado para o prémio ALMA por ser «um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude» e por a sua obra ter «a singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal». A nomeação repetiu-se na edição de 2015 deste que é um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil. No Meio do Nada é o seu primeiro livro para adultos, publicado quando se comemoram os 40 anos de uma carreira literária a semear histórias que alimentaram a imaginação de milhares de leitores.


Marta Torrão
Vive e trabalha em Lisboa. Estudou Ilustração e Desenho na Escola de Artes Visuais, em Lisboa. Ilustra livros para crianças em Portugal e Espanha. Participou em diversas exposições, incluindo a Exposição de Ilustração Portuguesa em 2001, 2002 e 2004. Festival de Ilustração e Banda Desenhada em 2003 e 2005. Feira do Livro Infantil de Bolonha- exposição Nuove Figure per Pinocchio 2003. Exposição Ilustração Portuguesa Contemporânea para a infância, Ilustrações.pt- Palazzo Dàccursio- Bolonha 2008. Em 2003 o livro João pé descalço recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Nacional de Ilustração e em 2004 foi distinguida com o Prémio Nacional de Ilustração pelas ilustrações para o livro Come a sopa, Marta!. Em 2006 os livros Pássaros na cabeça e Come a sopa, Marta! receberam uma distinção White Ravens - Biblioteca Internacional do Livro Infantil de Munique.


 
O livro da avó
O livro da avó resgata memórias de ternura: das festas com coca-cola, das brincadeiras com os primos, dos passeios e da varanda com o mar como horizonte. Grande, velhinha e enrugada como a maioria das avós. E quando já somos grandes e nos lembramos percebemos a falta que nos fazem.
Vencedor do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância.


Luís Silva
Luís Silva nasceu em Luanda, Angola, em 1968. Concluiu o Curso Superior de Ilustração/B.D. pelo Institut Superieur des Beaux- Arts St. Luc em Liège, em julho de 2000, com Grand Distinction. Tem o 3º Ano do Curso Superior de Design de Comunicação-Arte Gráfica, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
É autor dos desenhos do filme de animação realizado por Abi Feijó, intitulado: Os Poderes do Senhor Presidente, em exibição no Museu da Presidência da República. Em 2004 e 2005 colaborou com o T.F.A. (Teatro de Formas Animadas), e com o Teatro Nacional São João, na criação cenográfica e de personagens para os espetáculos de teatro de papel anfitrião, de António José da Silva – O Judeu, e o Convidado de Pedra, de Tirso de Molina.
Realizou as ilustrações e a imagem da exposição Habitantes e Habitats, Pré e Proto-História na Bacia do Lis, patente ao público de 30 de setembro a 30 de março de 2006, galardoada como o título de melhor exposição do ano pela Associação Portuguesa de Museus.
É autor das ilustrações dos livros O Senhor das Palavras (texto de Isabel Rosas), A Menina do Búzio (texto de Maria Flor Campino) com a chancela das edições Afrontamento.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.