No dia em que celebra o seu 27.º aniversário, dia 26 de novembro de 2020, a Biblioteca Municipal António Botto apresenta o seu novo catálogo online, com uma imagem renovada e com novas funcionalidades, fruto do trabalho conjunto do Serviço de Bibliotecas, da Divisão da Cultura e Turismo, e da Divisão de Sistemas de Informação do Município de Abrantes.

Este serviço está disponível através do link e permite, agora, efetuar pesquisas avançadas, reservas de documentos e criação de bibliografias. Será também possível fazer pesquisas por localizações, nomeadamente pela Biblioteca Municipal António Botto (biblioteca central), Biblioteca Itinerante de Abrantes (BIA) e Biblioteca Lisardo Leitão (Bemposta), bem como pelas bibliotecas escolares do concelho de Abrantes, cujo fundo documental esteja incorporado no nosso sistema de gestão documental - Zahara, o que já acontece com a quase totalidade dos fundos das bibliotecas existentes nos centros escolares do 1.º ciclo do ensino básico.

Este novo catálogo aproxima-nos ainda mais dos nossos utilizadores, sendo que a Biblioteca Municipal António Botto, no cumprimento da sua missão de divulgação do livro e da leitura, disponibiliza um acervo documental com cerca de 85 mil monografias, 680 publicações periódicas e 12 mil documentos audiovisuais.

Para além do catálogo, a Biblioteca Municipal António Botto disponibiliza outros serviços através da Internet, como renovações e sugestões de leitura, integrados nas plataformas Abrantes360, de modo a facilitar a interação com os seus utilizadores.

Em linha ou presencialmente, e porque as coleções complementam os serviços, a Biblioteca Municipal António Botto pretende contribuir para assegurar a qualidade de vida dos cidadãos – prioritariamente dos abrantinos – nos aspetos educativo, cultural, científico, económico, social, entre outros domínios da intervenção cívica.