A biblioteca ao sábado com a Fábrica d’estórias - À volta do livro Oh as cores!

À volta do livro Oh as cores!, texto de Jorge Luján e ilustrações de Piet Grobler e do livro Caramba, texto e ilustrações de Marie-Louise Gay

Nos 2º e 4º sábados de cada mês, dentro ou fora de portas, “espalhamos a notícia, do mistério da delícia da leitura” e fazemos consigo, do lugar onde estiver, uma casa das palavras.

Projeto de abordagem intergeracional de promoção da leitura, da iniciação à formação de mediadores. Para crianças, pais, avós, outros familiares, bem como os vizinhos e amigos da leitura. Através de ateliês multidisciplinares onde a palavra é o ponto de partida ou de chegada, os participantes exploram as diferentes linguagens artísticas e de comunicação.

Oh, as cores!
Jorge Luján percorre toda a gama cromática com pequenos poemas, associando cada cor a elementos da natureza, emoções ou sensações. Os versos suaves e fluidos sobre o azul, que “é todo o céu lá em cima”; o branco “leque da noite” ou o laranja, doce “solzinho do pomar”, parecem ligeiros e frágeis. Textos sugestivos e apelativos, misteriosos e surpreendentes, para comover os leitores através da palavra, numa espécie de atmosfera íntima não isenta de pinceladas de humor.
Delicadas, e com um forte poder sugestivo, são as aguarelas de Piet Grobler. E sobre os fundos de cores fluidas, traçados a pinceladas largas, podem encontrar-se ainda animais, plantas e objetos filigranados: pequenos pássaros e peixes, borboletas minúsculas, flores, ou simplesmente o remo de um barco, parecem, todos eles, flutuar ao longo destas páginas. Poemas e pinturas formam conjuntamente um ‘todo’ harmonioso e deixam espaço para admirar e sonhar.

Caramba

Depois da Stella e do Simão, a premiada autora e ilustradora Marie-Louise Gay, criou uma nova e cativante personagem: Caramba, um gatinho doce e tímido, que aceita com coragem o facto de ser diferente dos outros e finalmente descobre o seu talento, muito próprio e especial.

2016-11-26 11:00