20 Anos do Grupo de Teatro Palha de Abrantes

15:00 - António Botto revisitado na Biblioteca Municipal António Botto
15:30 - Arruada de poesia de poetas abrantinos no Centro Histórico de Abrantes
16:30 - António Botto cantado e dançado na Praça Barão da Batalha

Performance poética do Grupo de Teatro Palha de Abrantes - António Botto e o Grupo de Teatro Palha de Abrantes nasceram no concelho de Abrantes com uma diferença de 101 anos. É verdade, Botto em 1897 e o grupo de teatro em 1998. Embora não tivesse sido, este podia ser um bom motivo para termos escolhido este poeta abrantino para comemorar os 20 anos do grupo de teatro. E porque é com a vida que comemoramos efemérides e números redondos, esta performance tem por base a poesia deste nosso poeta, mas também não esquecemos os homens e as mulheres que fazem poesia em Abrantes. Neste dia 23 de junho, dia em que acabámos de fazer duas décadas de grupo, iniciamos esta performance e vamos calcorrear as ruas da cidade de Abrantes, viajando pelo imaginário poético de António Botto e de outros poetas abrantinos. E é poema a poema, passo a passo, sentido a sentido, que vamos fazer esta viagem, começando na biblioteca com o seu nome e terminando na Praça Barão da Batalha. E porquê na rua e não num café literário, ou num auditório? Na verdade, as ruas marcaram a vida de António Botto e cadenciaram todas as suas idades, desde o chão que pisou descalço na Concavada até aos 5 anos, passando pelas apertadas e ziguezagueantes ruas de Alfama onde cresceu, atravessando uma Luanda colonial, até culminar numa rua do Rio de Janeiro que acabou por lhe roubar a idade de forma fatal. No final desta performance, em forma de estrofe, haverá a oportunidade de comemorar os 20 anos do Grupo de Teatro Palha de Abrantes, com a partilha de um bolo de aniversário e espumante com toda a população na Praça Barão da Batalha. Venham comemorar connosco 20 anos de alegrias, de risos, de nervos, de deixas, de enganos e desenganos… 20 anos do Grupo de Teatro Palha de Abrantes!

Organização: Grupo de Teatro Palha de Abrantes em parceria com a Biblioteca Municipal António Botto. (Consultar programa específico)

2018-06-23 15:00
Antigo Convento de São Domingos ou Biblioteca Municipal António Botto