Entre nós e as palavras com a autora Isabela Figueiredo

Apresentação do livro A Gorda, da editora Caminho.

A gorda - Maria Luísa, a heroína deste romance, é uma bela rapariga, inteligente, boa aluna, voluntariosa e com uma forte personalidade. Mas é gorda. E isto, esta característica física, incomoda-a de tal modo que coloca tudo o resto em causa. Na adolescência sofre, e aguenta em silêncio, as piadas e os insultos dos colegas, fica esquecida, ao lado da mais feia das suas colegas, no baile dos finalistas do colégio. Mas não desiste, não se verga, e vai em frente, gorda, à procura de uma vida que valha a pena viver. Este é um dos melhores livros que se escreveu em Portugal nos últimos anos.

Isabela Figueiredo
Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo, em 1963, filha de portugueses oriundos da zona Centro Oeste de Portugal. Após a independência de Moçambique, em 1975, rumou a Portugal. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Especializou-se em Estudos sobre as Mulheres, na Universidade Aberta. Trabalhou como jornalista, no Diário de Notícias, entre 1988 e 1994, onde foi também coordenadora do suplemento DN Jovem. É professora de português no ensino secundário. Escreveu Conto É Como Quem Diz, obra que recebeu o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias, em 1988, e Caderno de Memórias Coloniais, publicado em 2009 pela editora Angelus Novus, posteriormente revisto e reeditado pela Caminho em 2015. Escreve regularmente para o seu blogue Novo Mundo (http://novomundoperfeito.blogspot.com), bem como para a Imprensa.

Público em Geral

2018-06-29 21:30