contactos

Biblioteca Municipal António Botto

Convento de S. Domingos
2200-343 Abrantes
T. 241 330 100
E. biblioteca@cm-abrantes.pt
W. www.bmab.cm-abrantes.pt

 

Horário de Inverno
segunda-feira // 14:00 às 20:00
terça a sexta-feira //09:00 às 20:00
sábado //09:30 às 13:00

 

Horário de Verão
julho, agosto e setembro
segunda-feira a sexta-feira
09:30 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Devido à situação pandémica, o horário é o seguinte:

segunda a sexta-feira // 09:00 às 15:00

Dia Internacional da Mulher - Apresentação do livro de Marília Rosado Carrilho

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, salientando a importância deste dia para refletir sobre os direitos das mulheres e contribuir para uma sociedade mais igualitária e justa.


Apresentação do livro O pensamento ético-político de Maria de Lourdes Pintasilgo: diálogos com Martin Heidegger e Hans Jonas, de Marília Rosado Carrilho.


Debate com a participação de Marília Rosado Carrilho, Paula Valamatos Reis, Rosária Campos e Henriqueta Garrancho.


O pensamento ético-político de Maria de Lourdes Pintasilgo: diálogos com Martin Heidegger e Hans Jonas
Resultado de uma adaptação da tese de doutoramento em Filosofia apresentada à Universidade de Évora em 2015, a obra "O pensamento ético-político de Maria de Lourdes Pintasilgo" apresenta as grandes teses da abrantina, assumindo a filosofia como fundamento estruturante da governação e da ação cívica. O seu lema "cuidar o futuro" estrutura-se nos conceitos de cuidado (de Martin Heidegger) e responsabilidade futura (de Hans Jonas).
A obra insere-se no projeto "Ouvir o presente, cuidar o futuro: homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo", promovido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a Fundação Cuidar o Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.


Marília Rosado Carrilho
Marília Rosado Carrilho é natural de Marvão, Portalegre.
Licenciada em Filosofia pela Universidade de Évora, participou no programa Erasmus, tendo estudado também na Universidade de Liège, Bélgica.
Professora de Filosofia no ensino secundário desde 2003, regressou aos estudos com o curso de mestrado em Ética, Género e Cidadania em 2007. Em 2015 doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Évora com a tese "A fundamentação filosófica das noções de cuidado e de responsabilidade no pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo".


Público / Geral
Entrada / Livre

Data
2020-03-09 18:00
Local
Biblioteca Municipal António Botto - Antigo Convento de São Domingos ou Biblioteca Municipal António Botto
Abrantes, Portugal
 
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.