Dia Internacional da Mulher - Apresentação do livro de Marília Rosado Carrilho

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, salientando a importância deste dia para refletir sobre os direitos das mulheres e contribuir para uma sociedade mais igualitária e justa.

Apresentação do livro O pensamento ético-político de Maria de Lourdes Pintasilgo: diálogos com Martin Heidegger e Hans Jonas, de Marília Rosado Carrilho.

Debate com a participação de Marília Rosado Carrilho, Paula Valamatos Reis, Rosária Campos e Henriqueta Garrancho.

Resultado de uma adaptação da tese de doutoramento em Filosofia apresentada à Universidade de Évora em 2015, a obra "O pensamento ético-político de Maria de Lourdes Pintasilgo" apresenta as grandes teses da abrantina, assumindo a filosofia como fundamento estruturante da governação e da ação cívica. O seu lema "cuidar o futuro" estrutura-se nos conceitos de cuidado (de Martin Heidegger) e responsabilidade futura (de Hans Jonas).
A obra insere-se no projeto "Ouvir o presente, cuidar o futuro: homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo", promovido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a Fundação Cuidar o Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

Marília Rosado Carrilho
Marília Rosado Carrilho é natural de Marvão, Portalegre.
Licenciada em Filosofia pela Universidade de Évora, participou no programa Erasmus, tendo estudado também na Universidade de Liège, Bélgica.
Professora de Filosofia no ensino secundário desde 2003, regressou aos estudos com o curso de mestrado em Ética, Género e Cidadania em 2007. Em 2015 doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Évora com a tese "A fundamentação filosófica das noções de cuidado e de responsabilidade no pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo".

Público / Geral
Entrada / Livre