A biblioteca ao sábado com Renata Sequeira

No 2º e 4º sábados de cada mês, dentro ou fora de portas, “espalhamos a notícia, do mistério da delícia da leitura” e fazemos consigo, do lugar onde estiver, uma casa das palavras.

Dos 4 anos aos 6 anos – 10:00
A partir do conto (adaptado) João e o Pé de Feijão e através de algumas perguntas colocadas a intervalos durante a história levamos as crianças a problematizar as escolhas das personagens, as vias de ação possíveis, assim como os significados dessas escolhas e as implicações que têm para a avaliação que fazemos do sentido da história e do valor das personagens.

Dos 7 anos aos 10 anos – 11:30
A partir do conto Porquê de Tracey Corderoy e através de algumas perguntas colocadas a intervalos durante a história levamos as crianças/jovens a problematizar a persistência do questionamento da personagem e as escolhas dos seus progenitores, as vias de ação possíveis, assim como a razão pela qual fazemos perguntas e a importância do questionamento no quotidiano.

Renata Sequeira
Nascida em Lisboa a 13 de Abril de 1979. Professora de filosofia.
Pós-graduada em filosofia, especialização em ética, pela Universidade Nova de Lisboa. Doutoranda em filosofia contemporânea. Pós-graduada em filosofia para crianças pela Universidade dos Açores.
Investigadora no Núcleo Interdisciplinar da Criança e adolescente da Universidade dos Açores.

Duração de cada sessão: 60mn
Destinado a famílias