História

A Biblioteca Lisardo Leitão, situada na freguesia da Bemposta, foi inaugurada no dia 1 de dezembro de 2007.

Esta biblioteca é uma extensão da Biblioteca Municipal António Botto, servindo prioritariamente a Freguesia de Bemposta, mas estabelecendo-se também como plataforma de apoio à leitura para as Freguesias vizinhas de Vale das Mós e São Facundo.

O terreno e o edifício onde funciona a biblioteca foram cedidos por duas irmãs, Julieta Lisardo Leitão e Ilda Lisardo Leitão (ambas já falecidas) que foram também responsáveis pela recuperação do edifício, assim como pela aquisição do mobiliário, do equipamento e alguns dos fundos bibliográficos.

Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre Julieta Lisardo Leitão (falecida em 2013, com 103 anos), a Câmara de Abrantes e a Junta de Freguesia de Bemposta, mediante o qual, o Município de Abrantes tem a seu encargo a renovação dos fundos documentais, a catalogação e disponibilização da informação bibliográfica relativa à biblioteca e, ainda, a definição e manutenção de padrões de qualidade para o serviço de leitura, em Bemposta. O Município garante também a integração total desta biblioteca na rede de Bibliotecas Públicas Concelhia, com total partilha dos recursos bibliográficos, nomeadamente através do empréstimo inter-bibliotecas.

A Junta de Freguesia de Bemposta, que assumiu os encargos com o equipamento audiovisual, tem a seu cargo a gestão e manutenção do espaço, possibilitando à Biblioteca manter padrões de qualidade no serviço de leitura pública.