Como encontrar uma obra


Aqui pode aprender de forma fácil como a biblioteca está organizada, de modo a facilitar a sua utilização. A Biblioteca Municipal António Botto implementa alguns princípios básicos de organização, comuns à maioria das bibliotecas públicas, em que assume especial importância o livre acesso às estantes.

 

Pesquisando em Livre Acesso

O livre acesso é a possibilidade de o utilizador se dirigir directamente às estantes para recuperar os documentos que pretende. Em algumas bibliotecas - como as bibliotecas nacionais - não há livre acesso. Todas as obras têm que ser requisitadas aos funcionários. Nas bibliotecas públicas, essa forma de acesso constitui o primeiro e o mais importante instrumento de recuperação. Por isso, é importante que o livre-acesso implemente critérios de organização na estante que facilitem a pesquisa:

Organização temática segundo a CDU

Todas as publicações que dão entrada na biblioteca são analisadas, do ponto de vista do seu conteúdo intelectual, por técnicos que determinam o(s) assunto(s) de que tratam. Depois, cada assunto é expresso por uma notação numérica da CDU. Esta notação fará parte de um código único, a que chamamos cota e que permite localizar cada documento no seu lugar. A CDU é um sistema de classificação uniformizado e normalizado, amplamente usado nacional e internacionalmente. Divide os conhecimentos e as actividades humanas em 10 grandes grupos, designados por classes, que se subdividem até ao nível que se quiser. 

Cada conceito é traduzido por uma notação numérica e um descritor. Ex: Ao conceito geral Educação corresponde:


- a notação numérica 37 (Estas notações numéricas não precisam de ser decoradas pelos utilizadores, estes podem guiar-se apenas pelos descritores. As notações apenas facilitam aos técnicos a arrumação dos documentos nos sítios certos.)
- e o descritor Educação

 
Esta classificação facilita a organização das bibliotecas uma vez que:

- Sendo um sistema, é passível de aplicação a todos os assuntos;

- Estabelece níveis hierárquicos entre eles;

- Estabelece relações de complementaridade;

- Inclui tabelas auxiliares em que, em vez da organização por assuntos, se implementa uma organização por tipos de destinatários, forma dos documentos, etc.

 

No fim de contas, a CDU sistematiza o conhecimento.

Para a compreender melhor aceda à sua estrutura abaixo.


Estrutura da CDU

Como já dissemos, a CDU é um sistema decimal, constituído por 10 classes que abarcam todas as áreas de conhecimento e actividade humana:

 

0 - Generalidades
1 - Filosofia
2 - Religião. Teologia
3 - Sociais
4 - Esta classe é considerada uma reserva para o eventual aparecimento de uma área de conhecimento completamente nova.
5 - Exactas. Ciências Naturais
6 -Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia
7 - Arte. Arquitectura. Recreação e Desporto
8 - Linguística. Língua. Literatura
9 - Geografia. Biografia. História

 
Cada classe principal subdivide-se em subclasses, que por sua vez também se subdividem, em áreas cada vez mais especializadas.

Por exemplo, o assunto "música instrumental", encontra-se dentro da subclasse 78 - Música, que por sua vez se encontra na classe 7- Arte.Desporto.Recreação. Logo, "música instrumental", tem como classificação, 785.

Existem ainda as tabelas auxiliares que não representam assuntos, mas formas de os especificar (por lugar, tempo, forma, língua, etc.), o que flexibiliza muito mais a representação dos conceitos.



Regras de Alfabetação

A alfabetação consiste na ordenação alfabética dos documentos, de forma a facilitar a sua recuperação.
Existe uma sequência de critérios de alfabetação:
1º- por autor;
2º- por ordem alfabética de títulos.

como aplicar as regras de alfabetação

Algumas regras básicas que todos devem conhecer

Estas são apenas algumas das mais importantes regras básicas:

- As regras de alfabetação aplicam-se aos autores e aos títulos.
- Em ambos os casos se aplica a regra geral de que todos os elementos de uma entrada são alfabetados palavra a palavra.

- Todas as palavras contam para a alfabetação, excepto os artigos iniciais que fazem parte integrante de nomes geográficos e nomes de pessoas, como: El Greco; Los Angeles; La Fontaine.

 

Os numerais expressos por algarismos são ordenados segundo o seu valor numérico crescente, colocando-se antes de qualquer palavra:

- 3 K Portuguesa
- 3 M Portuguesa
- 4 Estrelas - Indústrias Hoteleiras
- Abrantes, Manuel


Particularidades da alfabetação de autores

REGRA GERAL

Por norma, as obras são alfabetadas pelo apelido do autor. Entendendo-se que, regra geral, o apelido é o seu último nome.

Por exemplo:

O livro, As palavras que nunca te direi, de Nicolas Sparks, será alfabetado seguindo a ordem das letras do apelido, integrando uma sequência alfabética na estante, a partir da palavra SPARKS.

Aplicando o 2º critério de alfabetação, por ordenação alfabética dos títulos, todas as obras de ficção de Nicolas Sparks serão agrupadas, dentro duma mesma classe da CDU, porque a classificação - regra geral - constitui o 1º critério de ordenação.

 

EXCEÇÕES À REGRA


Apelido geográfico

Apelidos geográficos compostos, constituidos por nomes de terras, países, ou lugares não se separam.

Exemplo: Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco
Entra por: CASTELO BRANCO, Camilo
E não por: BRANCO, Camilo Castelo


Nome composto estrangeiro

Os nomes compostos estrangeiros entram pelo primeiro apelido

Exemplo: Evolução e Técnicas, de André Leroi-Gourhan
Entra por: LEROI-GOURHGAN, André


Nome oriental

Os nomes orientais (países asiáticos como China, Japão...) entram pelo primeiro nome.

Exemplo o livro: A montanha da alma, de Gau Xingiian
Entra por: GAU XINGIIAN


Dois ou três autores

Quando uma obra tem dois ou três autores, o livro é alfabetado pelo apelido do primeiro autor mencionado.

Exemplo: Novas cartas portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa
Entra por: BARRENO, Maria Isabel

 
Obra anónima

Se a obra é anónima, aparece ordenada pelo título.

Exemplo: Arte de furtar (A)
Entra por: Arte de furtar (A) 

 

Nome de religião

Os nomes religiosos também entram juntos.

Exemplo: Martinho do Amor de Deus
Entra por: AMOR DE DEUS, Martinho

 
Nome espanhol

Os nomes de língua espanhola entram pelo primeiro apelido, porque para eles, os nomes de família são por tradição matronímicos. Embora - tal como entre nós - o nome da mãe seja o penúltimo e o do pai o último, os dois - desde que expressos - são sempre mencionados.

Exemplo: Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez
Entra por: GARCIA MARQUEZ, Gabriel


Mais que três autores

Quando uma obra tem mais de três autores, o livro é alfabetado pelo título.


Colectividade autor

As obras cuja responsabilidade intelectual é assinada por uma entidade ou pessoa-colectiva são alfabetadas pelo nome da coletividade responsável por elas.

Há que distinguir duas situações, cada uma com um conjunto de particularidades, das quais especificamos algumas:

 

Autor-instituição


A alfabetação de nomes de instituições obriga a distinguir duas situações:


COLECTIVIDAES INDEPENDENTES. As colectividades independentes são alfabetadas pelo seu nome específico.


Exemplo: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Nestes casos, contam todos os elementos do nome e também seria errada qualquer inversão do mesmo.

Exemplo errado: GULBENKIAN, Fundação Calouste

 

COLECTIVIDADES DEPENDENTES. As colectividades subordinadas são alfabetadas pelo nome específico da entidade de que são dependentes por de subordinação hierárquica ou por coordenação, seguido do seu nome próprio.

 

Exemplos:

 FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. Biblioteca Geral de Arte e não BIBLIOTECA GERAL DE ARTE DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Faculdade de Letras e não FACULDADDE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

 

Autor- Grupo Eventual

        

Os casos de autor-grupo eventual, como congressos, colóquios, reuniões, simpósios, etc. são alfabetados pelo nome do evento, seguidos do número, local e data, como elementos complementares de identificação.

Exemplo:

Na página de rosto do documento está assim:

1.º Congresso Internacional dos Caçadores de Borboletas. Maio de 1898,  Abrantes.

Alfabeta-se assim: CONGRESSO INTERNACIONAL DOS CAÇADORES DE BORBOLETAS. 1º, Abrantes, 1898.


como estão aplicadas nesta biblioteca

SECTOR INFANTOJUVENIL

 

FUNDO JUVENIL

As obras de ficção estão alfabetadas por autor.

As obras de não-ficção estão organizadas apenas de acordo com a CDU, o que é a regra geral da biblioteca, pois entende que esta classificação desenvolvida até ao nível de especificidade necessário, resultará num índice de descritores do livre-acesso, que se torna no primeiro e fundamental instrumento de recuperação.

 

FUNDO INFANTIL

 Os livros de ficção estão apenas alfabetados pelos títulos.

Se fossem alfabetados por autores, as diferentes versões de algumas histórias - sobretudo as histórias tradicionais - assinadas por diferentes autores, estariam separadas.
Desta maneira é mais fácil encontrar todas as versões disponíveis de O Capuchinho Vermelho; A Branca de Neve e os sete anões, etc. e estabelecer comparações entre elas, porque há versões e versões!

Os livros de não-ficção estão organizados apenas de acordo com a CDU.


SALA DE LEITURA DE ADULTOS

 

Todos os documentos têm como único critério de organização, a separação por assuntos, segundo a CDU, à excepção da literatura, onde além deste critério, estão ordenados - respeitando as regras de alfabetação - por ordem alfabética de autor e, dentro do mesmo autor,  por ordem alfabética de título.

 
  MULTIMÉDIA E AUDIOVISUAIS

 

Neste sector acedemos a quatro tipologias de fontes de informação:

- registos sonoros musicais, em suporte CD;

- documentos vídeo, em formatos VHS e DVD;

- documentos impressos, de apoio bibliográfico ao sector;

- documentos electrónicos, disponíveis em linha, via Internet.


Todos - à excepção das fontes em linha - estão organizados da seguinte maneira:

1º critério- classificados segundo a CDU;

2º critério - alfabetados por autores.

 

PERIÓDICOS E FUNDO LOCAL

 

Nesta sala, podemos encontrar informação sobre de dois tipos: periódicos e fundo local.

Os periódicos correntes estão disponíveis em expositores próprios para esse efeito, mas houve uma intenção deliberada de misturar tudo, não sendo pois aplicadas regras de alfabetação, nem outros critérios de ordenação. A biblioteca prefere, aqui, estimular a descoberta, em detrimento da organização.

O fundo local inclui documentação sobre o nosso concelho e os nossos autores, mas não em livre-acesso, pelo que a questão não se coloca, sendo necessário o apoio do técnico de serviço.


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