05 de junho de 2020// 18:30
Abrantes a ler: leitura, identidade e cidadania. Dia Mundial do Ambiente. Roubar ao mar, de Carmen Zita Ferreira, com ilustrações de Alexandre Esgaio, da editora Trinta por uma linha.

Atividade de promoção do livro e da leitura, com base no livro Roubar ao mar, de Carmen Zita Ferreira, com ilustrações de Alexandre Esgaio, da editora Trinta por uma linha

Pretende-se a promoção de valores de cidadania ativa e de reforço da identidade, através da leitura, ao mesmo tempo sensibilizando para uma mudança de comportamentos e atitudes. Com o texto literário como ponto de partida ou de chegada, cruza-se a leitura com outras formas de expressão, através de ateliês diversos, para o exercício de uma cidadania consciente e informada face às problemáticas atuais.

Roubar ao mar
Manuel nasceu numa pequena vila piscatória e, tal como a sua família, o pequeno foi iniciado pelo pai na arte da pesca com rede.
A certo ponto do seu crescimento, sempre em harmonia com a natureza, Manuel descobre que não quer ser pescador quando crescer, algo que o coloca inquieto e perdido.
A mãe acalma-o e avisa-lhe que a seu tempo descobrirá a sua vocação.
Não tardaria muito. Filho de pescador e descendente de piratas, Manuel enceta uma grande luta em defesa do ambiente.
A sua amiga Joana acompanha-o. E tu, estás pronto para entrar no Clube dos Piratas do Ambiente?

Carmen Zita Ferreira
É natural de Ourém (Portugal) e nasceu em 1974. Desde cedo ligada à música, aprendeu a tocar trompa de harmonia, cavaquinho, viola e bandolim. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Nessa mesma Faculdade terminou, em 1999, a Pós-graduação no Ramo de Formação Educacional e, em 2002, a Pós-graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea.
É mestre em Ciências Documentais, na variante de Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.
Editou várias obras, o livro de poesia Jogo de espelhos (Ed. Som da Tinta) e em 2006 Do mar grande e doutras águas (Ed. Gama); O bicho de sete cabeças – história de uma eleição democrática (Ed. Trinta por uma linha); Dois dedos de conversa (Ed. Trinta por uma linha); O pequeno trevo vai à escola; O morcego bibliotecário (Ed. Trinta por uma linha); Beatriz, a árvore feliz (Ed. Trinta por uma linha); Antologia Poética Os Direitos das Crianças (Ed. Trinta por uma linha); Roubar ao mar (Ed. Trinta por uma linha).
As atividades preferidas de Carmen Zita Ferreira são ler, viajar, fotografar e cantar.

Alexandre Esgaio
Alexandre Esgaio nasceu, a 16 de setembro de 1973, na Nazaré. Tirou o curso de Psicologia Clínica em Coimbra. Já em Lisboa, quando trabalhava numa livraria desenvolveu o gosto pelo livro e o seu empenho e conhecimento terão contribuído para assumir a responsabilidade pela seção infantojuvenil. É desde esse momento que dedica a vida ao desenho e à ilustração, colaborando em diversas publicações, direcionadas a crianças. Tem um blog chamado "Maria Macaréu", onde publica banda desenhada e fanzines. Atualmente, vive em Lisboa.

Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente é assinalado a 5 de junho e tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.
O dia 5 de junho foi escolhido para celebrar a data, pois marca o dia em que teve início a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia. O evento foi um marco e a sua Declaração Final contém 19 princípios que assentam na necessidade de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, estabelecendo assim as bases para a nova agenda ambiental das Nações Unidas. Trechos da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972): “Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar as nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual a nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas...” “Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a humanidade.”