16 de junho de 2020// 18:30
Apresentação do livro A palavra perdida, de Inês Fonseca Santos, com ilustrações de Marta Madureira, da Arranha-céus Editora (Abysmo).

A palavra perdida
O Manuel perdeu uma palavra. Confirmou nos bolsos, onde costuma carregar palavras, passeá-las, e faltava-lhe uma. Não sabe exatamente que palavra é. Ou que palavra era. Ou que palavra foi. Pede ajuda aos amigos e aos primos. Para saber que palavras ainda guarda nos bolsos (que é como quem diz: no coração e debaixo da língua), tem que descobrir a palavra perdida. Terá?
Este é o primeiro livro para a infância e juventude de Inês Fonseca Santos, que encontrou em Marta Madureira a intérprete certa para acompanhar com imagens desafiantes esta pequena viagem de descoberta da linguagem. Quase sem querer, o narrador descobre a importância das palavras para com elas descobrir o mundo e nomear as suas «partes»: as ruas, as casas, a família. O ritmo poético da narrativa vai sendo ilustrado, de modo quase abstrato, mas orgânico, por um conjunto de pequenas peças que nos ajudarão a compor, como num jogo, um destino. Para o Manuel personagem, mas também para nós seus leitores-parceiros.

Inês Fonseca Santos
Nasceu em 1979, em Lisboa.
É licenciada em Direito, mestre em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Enveredou pelo jornalismo e tornou-se escritora.
Na televisão, trabalhou como jornalista nos programas Sociedade das Belas Artes, Laboratório (ambos da SIC Notícias), Câmara Clara e Diário Câmara Clara (ambos da RTP2). Atualmente, é editora e apresentadora dos programas Os livros e todas as palavras (RTP3).
Entre as suas obras, contam-se o ensaio A poesia de Manuel António Pina â€“ O encontro do escritor com o seu silêncio, reeditado no volume Regressar a casa com Manuel António Pina, a biografia Produções Fictícias – 13 Anos de Insucessos, os livros de poesia As coisas (ilustrado por João Fazenda) e A habitação de Jonas (ilustrado por Ana Ventura), e o livro infantojuvenil A palavra perdida (ilustrado por Marta Madureira).
É autora do livro José Saramago - Homem-Rio, da coleção Grandes Vidas Portuguesas, uma coedição Pato Lógico e Imprensa Nacional.