21 de junho de 2020 // 18:30
Abrantes a ler: leitura, identidade e cidadania. Histórias de Cantar, de Margarida Fonseca Santos, com ilustrações de Carla Nazareth, orquestração de Francisco Cardoso, da Juventude Musical Portuguesa
.

Atividade de promoção do livro e da leitura, com base no livro Histórias de Cantar, de Margarida Fonseca Santos, com ilustrações de Carla Nazareth, orquestração de Francisco Cardoso, da Juventude Musical Portuguesa, seguida de oficina.

Abrantes a ler: leitura, identidade e cidadania
Pretende-se a promoção de valores de cidadania ativa e de reforço da identidade, através da leitura, ao mesmo tempo sensibilizando para uma mudança de comportamentos e atitudes. Com o texto literário como ponto de partida ou de chegada, cruza-se a leitura com outras formas de expressão, através de ateliês diversos, para o exercício de uma cidadania consciente e informada face às problemáticas atuais.

Dia Europeu da Música
O Dia Europeu da Música celebra-se a 21 de junho. Tudo começou em França, em 1982, por iniciativa do então ministro da cultura, Jack Lang, que idealizou um dia consagrado à música, onde esta aconteceria nos sítios mais diversos e improváveis: ruas, praças, parques, terraços, jardins, montras de comércio e coincidindo com o solstício de verão (21 junho).
A música faz parte do quotidiano da civilização atual, é capaz de unir gerações e transmitir valores e é por muitos encarada com uma das mais belas formas de transmissão de arte. Que povo ou cultura consegue ficar indiferente ao poder da música?
Cientes da importância que o universo musical tem na sociedade, neste dia tão especial para os amantes da música, importa realçar o poder agregador deste género de arte.
“Sem música, a vida seria um erro”
Friedrich Nietzsche, filósofo, escritor e poeta alemão

Histórias de cantar
É uma obra lúdica de carácter pedagógico. Contém doze histórias para ler, cantar e aprender, as quais se encontram apresentadas em partitura para canto e piano. Estas histórias podem ser ouvidas no CD incluído no livro.

Margarida Fonseca Santos
Publicou o seu primeiro livro para crianças há vinte e um anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão. Autora reconhecida e muito querida do público, tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura.
É autora de livros como Altamente, O boião mágico e Uma questão de azul-escuro, e de coleções como O Reino de Petzet e, em coautoria com Maria João Lopo de Carvalho, Os 7 irmãos. O seu romance De zero a dez, sobre a dor crónica, está traduzido para castelhano e inglês. Além de escrever para crianças, adultos e teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção A escolha é minha é o reflexo de todo este percurso.

Carla Nazareth
Nasceu no ano de 1975, em Moçambique. Viveu grande parte da sua vida em Coimbra, mas reside em Lisboa desde 1993. É licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, cidade da qual guarda a luz que reflete as cores, as oportunidades oferecidas e as coisas que acontecem. Trabalha desde 1998 como designer de comunicação e, a partir de 2001, inicia a sua atividade como ilustradora infantil.