amanha outro dia

Encontro com o escritor Hugo Vasco e a ilustradora Elaine Silva
16 de outubro de 2021 // 18:00

Apresentação do livro infantil Amanhã é outro dia, de Hugo Vasco (escritor) e Elaine Silva (ilustradora), edição de autor, pela Dr.ª Ana Cláudia Ferreira (Psicóloga Clínica) e pela Dr.ª Inês Simão (Médica Pediatra). Com uma peça de teatro associada à apresentação do livro, com as atrizes Carolina Matos, Daniela Dias e Susana Venâncio e o ator Luís Lopes.

Link para a música "Xô Covid" com que termina a peça de teatro

Amanhã é outro dia é um livro infantil que surgiu da mente de duas almas em sinergia. A ideia foi, desde o início, retratar um mundo atual de uma forma didática para crianças que se querem felizes, apesar de vivermos tempos conturbados.
O texto é um poema para crianças, composto por 15 quadras, que começa com o habitual “Era uma vez” e termina com um abraço de esperança no amanhã. A personagem principal parece ser um mundo mágico que está “virado de pernas para o ar”.
O sol, a lua e o arco-íris, fazem parte de uma natureza bela que privilegia o altruísmo e condena o egoísmo. É urgente que a humanidade abrace uma perspetiva biocentrista, na defesa do meio ambiente. A verdade, a ciência e a razão assumem uma centralidade universal.
Como explicar às nossas crianças que vivemos em tempo de pandemia, declarada pela Organização Mundial de Saúde, de uma forma lúdica e responsável?
- O papel central da higiene pessoal nas nossas vidas e os novos desafios do álcool gel e uso de máscara.
- As questões acerca do medo e da saúde mental abordadas de forma simples.
- A importância da vacinação.
Consciencializar para a vacinação e confiar na ciência com a esperança de que os abraços de amanhã voltem a ser livres e sem o perigo de contágio. Os afetos ilustrados como ferramenta para alcançarmos um mundo melhor e mais justo para todos, onde não há lugar para a doença e onde saúde e alegria são conquistadas “passo a passo”.

Hugo Vasco é abrantino, tem 41 anos, é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e tem mais de 10 anos de experiência no ensino de inglês e alemão a crianças, adolescentes e adultos.
Traduziu dois livros de psicólogos norte-americanos, um sobre bullying e outro sobre perturbações de ansiedade na infância para uma editora conhecida.
Ativista do movimento associativo nos tempos de faculdade, pacifista nato e defensor do meio ambiente, acredita numa sociedade mais justa e feliz para tod@s. Viveu 17 anos em Coimbra, 1 ano na Alemanha e vive, hoje em dia, na sua cidade natal, Abrantes.
Atualmente, é formador na área das línguas estrangeiras e publicou o seu primeiro livro para crianças - Amanhã é outro dia - uma edição de autor.

Elaine Silva concluiu a sua formação em Marketing, em 2008, na FACIPE (Faculdade Integrada de Pernambuco) e Pós-Graduação Latu Senso em Administração em Marketing na UPE (Universidade de Pernambuco).
Antes mesmo de concluir a graduação em Marketing, em 2007 já atuava como Analista de Marketing para NSA (Núcleo de Soluções & Alternativas) que na altura representava veículos de comunicação como: Jornal e Rádio O Povo Fortaleza, Rádio 96 FM Reis Magos Natal, Jornal Estado de Minas entre outros, além de mídias alternativas.
Pró-ativa e focada em resultados, Elaine prosseguiu o seu percurso profissional a atuar em empresas dos mais diversos setores como: alimentação, construção civil, eventos e outsourcing, mas sempre a desempenhar funções da área de marketing ou comercial.
Em Portugal, além de atuar como gestora de redes sociais, divide-se entre a atividade de gestão do SPA Alphafemme, do qual é sócia, e paralelamente a estas funções está a iniciar o canal "Vegan Compaixão".
Elaine aproveita o tempo livre para ver séries, ler e desenhar, essa última paixão carrega consigo desde a infância, e encontrou nas novas ferramentas tecnológicas um meio para facilitá-la. Apaixonada pela vida, natureza e animais é uma vegana em transição, filosofia de vida da qual partilhará cada vivência no seu mais recente canal.