A inteligência artificial, o trabalho e o humano.
Organização do Município de Abrantes, em parceria com o Clube de Filosofia de Abrantes, o Município de Mação, o Município de Sardoal, a Palha de Abrantes - Associação de Desenvolvimento Cultural e os Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal.
O conhecimento, como ciência e tecnologia, está a tornar-se o sujeito da economia? A aceleração da digitalização e da automação está a produzir uma reorganização social do trabalho e do emprego? Cada vez mais milhões de seres humanos estarão excluídos do emprego? E essa exclusão será a realização, finalmente, da libertação da humanidade do peso do trabalho ou a condenação da cada vez mais à pobreza, à exclusão social e à escravatura?
Estarão em curso novas modalidades de acesso ao rendimento, uma vez que para a esmagadora maioria da humanidade a única via de acesso é a que o emprego ainda garante? Excluídos do rendimento porque sem emprego, como garantir que muitos milhões terão recursos para viver e para serem… consumidores? Vão os Estados inventar novas políticas fiscais sobre a riqueza produzida por autómatos para garantir rendimento aos excluídos do emprego? Como garantir a redistribuição da riqueza? Ou teremos uma economia do luxo e para o luxo num mundo de excluídos?
Finalmente: assumindo o instrumental (ciência e tecnologia) o comando da economia e das sociedades, ainda teremos uma história humana? Ainda é possível uma finalidade humana e ainda teremos um futuro humano?
9 NOVEMBRO 2018 Edifício Pirâmide - Abrantes 17:00 Cerimónia de abertura 17:30 Comunicação inaugural VIRIATO SOROMENHO-MARQUES (bio) A inteligência artificial e o trabalho no espelho da condição humana (sinopse) Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes 21:30 Do princípio ao fim Teatro das Beiras AUTOMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 10 NOVEMBRO 2018 Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira – Mação 10:00 GONÇALO MARCELO (bio) Impacto social da Quarta Revolução Industrial: desafios éticos e políticos (sinopse) STEVEN S. GOUVEIA (bio) Transhumanismo e inteligência artificial: pressupostos filosóficos e consequências éticas (sinopse) Edifício Pirâmide - Abrantes 15:30 CONFERÊNCIA COM JOVENS PENSADORES Os desafios do futuro Café 53 by Trincanela - Abrantes 18:00 Café filosófico (sinopse) com TOMÁS MAGALHÃES CARNEIRO (bio) (Clube Filosófico do Porto) Edifício Pirâmide - Abrantes 21:30 A Filosofia na cidade com LARA SAYÃO (bio) Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro TOMÁS MAGALHÃES CARNEIRO (bio) Clube Filosófico do Porto JOSÉ ALVES JANA Clube de Filosofia de Abrantes 11 NOVEMBRO 2018 Edifício Pirâmide - Abrantes 15:00 ARLINDO OLIVEIRA (bio) Mentes digitais: ficção científica ou futuro próximo? (sinopse) ANTÓNIO BRANDÃO MONIZ (bio) A automatização do trabalho: uma crítica das visões otimistas (sinopse) 17:30 MANUEL CARVALHO DA SILVA (bio) Os impactos da revolução digital no trabalho e no emprego: entre controvérsias do passado e perspetivas "mágicas" (sinopse) 19:00 Apresentação do livro de STEVEN S. GOUVEIA (bio) Reflexões filosóficas: arte, mente e justiça, da editora Humus, por Armando Rebelo 12 NOVEMBRO 2018 Edifício Pirâmide - Abrantes 21:30 Em parceria com a Fundação de Serralves DIOGO TUDELA (bio)
| 14 NOVEMBRO 2018 Biblioteca Municipal António Botto - Abrantes 14:00 - 18:00 Ação de formação com LARA SAYÃO (bio) Passar perigo juntos: filosofia e educação, uma aventura dialógica Inscrições e mais informação aqui. Jardim da República - Abrantes 16:00 PALETE DA LIBERDADE Oratória livre por jovens Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal 21:30 Filme comentado: Ex machina, do realizador Alex Garland Comentador: LUÍS PEREIRA (bio) 15 NOVEMBRO 2018 DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA Centro Histórico – Abrantes 11:00 Recital de poesia política, pelo Grupo de Teatro Palha de Abrantes Biblioteca Municipal António Botto - Abrantes 21:00 LARA SAYÃO (bio) Encontros humanos: a cadência inesperada que coloca o pensamento em movimento (sinopse) 22:30 Peça de teatro A VOZ HUMANA (sinopse), de Jean Cocteau, pelo Grupo de Teatro Palha de Abrantes, com Conceição Fonseca, encenação de Helena Bandos 16 NOVEMBRO 2018 Sr. Chiado - Abrantes 21:30 Concerto pelo trio: X-TRI_OPEN Carlos Bechegas - Flautas e processador de efeitos / Ulrich Mitzlaff - Violoncelo / Carlos Santos - Lap-top PRIMADO DO INSTRUMENTAL VS DO HUMANO 17 NOVEMBRO 2018
| 18 NOVEMBRO 2018 Edifício Pirâmide - Abrantes 15:00 SARA FERNANDES (bio) Smart cities: uma perspetiva bottom-up (sinopse) JEAN HAENTJENS (bio) L'intelligence humaine et l'organisation de l'espace: la cité politique face à la ville service numérisée (sinopse) 17:30 FILOSOFIA: PRÉMIO DE VIDA Eduardo Lourenço Encerramento EM PARALELO 9 a 18 de novembro FEIRA DO LIVRO DE FILOSOFIA Biblioteca Municipal António Botto 10 de novembro A BIBLIOTECA AO SÁBADO Oficinas de filosofia com crianças com Joana Rita Sousa Humanos, demasiado humanos, “assim assim” ou nem por isso? Biblioteca Municipal António Botto Dos 3 aos 6 anos - 10:30 Dos 7 aos 10 anos - 11:30 Destinado a famílias e público em geral 12 a 16 de novembro FILOSOFIA COM CRIANÇAS, com JOANA RITA SOUSA (bio) Humanos, demasiado humanos, “assim assim” ou nem por isso? (sinopse) Biblioteca Municipal António Botto Escolas dos concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal 12 a 16 de novembro FILOSOFIA COM JOVENS, com LARA SAYÃO (bio) Parrhesía: a fala franca e o cuidado de si Biblioteca Municipal António Botto Escolas dos concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal PRÉMIO JOVEM FILÓSOFO INTERVENÇÕES DE RUA LIVROS NAS MONTRAS ATIVIDADES DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS DO CONCELHO DE ABRANTES |