
O livro na Primeira Infância: O que escolher? O que contar?
Este âmbito formativo permite sublinhar a pertinência da seleção especÃfica e cuidadosa do livro para a infância, necessária para acolher as etapas e problemáticas aqui emergentes. Esta ação poderá permitir aos técnicos um reforço na sensibilização acerca da funcionalidade das diferentes componentes do livro para a infância (grafismo, ilustração, narrativa e suporte) bem como do uso que podem dar nas suas práticas no intuito de promover a relação, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em diferentes domÃnios.
Os conteúdos desta ação poderão reforçar o papel do livro para a infância e das suas componentes, implicando a utilização de critérios de seleção mais elaborados e a valorização de forma diferenciada das componentes do livro. Deste modo, poderá ser reforçada a motivação para a utilização deste suporte literário, ou mesmo para a continuidade da utilização de uma forma mais consciente do seu papel.
Pretende-se assim dar corpo às qualidades a valorizar nas obras que demonstrem ter apetência para abraçar o desenvolvimento da criança bem como os seus processos de aprendizagem, envolvendo de forma latente e simbólica conteúdos estruturados que permitam o crescer interno.
Objetivos
É objetivo desta ação abraçar uma metodologia teórico prática, numa vertente oficina, em que o adulto tem possibilidade de experimentação real, de construção de dinâmicas e cenários de intervenção.
Conteúdos
a) Critérios de seleção de livros consoante as problemáticas desenvolvimentais e os processos de aprendizagem emergentes. Diferentes tipos de livro para a infância – importância do corpo de um livro como um todo (suporte, ilustração, texto e grafismo). Contacto prático com diversos suportes de livro infantil.
b) O adulto enquanto mediador da palavra e da leitura interna – comunicação verbal e não-verbal; técnicas de expressão e vocalização. Metodologias de abordagem de um livro para a infância junto do bebé (elaboração de recursos para dinamizar contos - uso da música e elementos que deem vida à história).
c) (Des)construção e construção de contos (contos sem livro). Metodologias de abordagem de um conto junto do bebé - avental de contos, flanelógrafo, kamishibai, mala de contos, contos de colo, sombras de cor.
Vagas limitadas. Inscrição obrigatória, sem custos associados para os/as participantes.
Destinatários Bibliotecários, técnicos de biblioteca, animadores, professores, educadores, pais, psicólogos, contadores de histórias, escritores, ilustradores e interessados na temática.
Abrantes, Portugal
Todas as datas
- 2016-10-07 10:00 - 17:00