Bebeteca

Dinamizador: Miguel Galhofo
Duração de cada sessão: 45 mn
Destinado a famílias


Bebeteca
A bebeteca é um serviço criado no setor infantil da Biblioteca Municipal António Botto, para bebés até aos 36 meses. Disponibiliza um espaço lúdico-pedagógico, onde os bebés e os seus acompanhantes podem desenvolver as primeiras brincadeiras e atividades, em contexto de biblioteca e de relação com o livro.
Nunca é cedo para a iniciação na leitura. Deixá-la para a idade escolar pode ser demasiado tarde. Entendê-la como um processo de impregnação, desde a mais tenra idade, no contacto com o livro impresso e o seu manuseamento, a leitura de histórias em voz alta e a exploração de imagens, é algo natural e há muito defendido pelos especialistas.
Na promoção desse processo assenta a missão da bebeteca. Bem como ser um espaço intergeracional, no qual os pais e os acompanhantes adquirem informação e formação, para estimularem o desenvolvimento de competências dos bebés e interagirem com eles na sua relação com o livro.
É igualmente um espaço seguro, que disponibiliza materiais lúdicos apropriados, dimensionado para uma aprendizagem ativa, no qual realizaremos ateliês que visem fornecer aos bebés informação adequada às suas idades e que estimulem a sua criatividade.
Em contexto lúdico-pedagógico, proporcionaremos aos bebés: a descoberta da biblioteca; a interação com os seus acompanhantes e com os outros bebés; o contacto e a familiarização com o livro e com outros materiais didáticos; a participação em atividades de exploração do livro, de modo a promover o estímulo e o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e sociais.


Atelier: Música para Bebés
Dos 4 aos 12 meses - 10:30

Atelier: Música para Bebés
Dos 12 aos 24 meses - 11:30

Música para bebés
Desde cedo, o bebé reage instintivamente ao toque e à voz dos seus pais. Nas sessões de música bebés e pais está sempre presente o estímulo dos sentidos: a audição, a visão e o tato; os quais, para além de promoverem o desenvolvimento psicomotor do bebé, estimulam a ligação familiar.
Nesta sessão procura-se demonstrar que é possível ajudar os pais a desenvolverem a sua capacidade de comunicação musical para com os seus filhos.
Numa sessão com a duração de 45 minutos, os bebés exploram prazeres causados pela experimentação de sonoridades, feitas através de vocalizações espontâneas, de instrumentos musicais e outros objetos, tendo como ponto de partida a música de António Vivaldi e algum do repertório infantil original para a infância, alicerçado na temática apresentada, potencializado no projeto educativo PAM – Despertar com a música.

 



Data
2016-11-12 10:30
Local
Antigo Convento de São Domingos ou Biblioteca Municipal António Botto
Abrantes, Portugal
 
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.