VII Jornadas Biblioteconómicas de Abrantes - Arte de ler e ler com artes

As Jornadas Biblioteconómicas de Abrantes têm o objetivo de fomentar o contacto entre todos os profissionais de informação-documentação, o mundo das bibliotecas – públicas e escolares – e as questões que se colocam à generalidade dos mediadores de leitura no nosso país. Tendo em vista a singularidade, a inovação e o garante da qualidade desta iniciativa, utiliza-se uma metodologia baseada em oficinas de leitura e de promoção da leitura, enriquecida com sessões plenárias.  Pretende-se garantir práticas de qualificação especializada, com potencialidades culturais e formativas de elevado retorno para os/as profissionais que tiveram a oportunidade de participar.

Entre nós e as palavras com...
Delano Valentim
Escritor, letrista, músico e documentarista, com passagens pelo teatro como ator. Vencedor do prémio Novos Autores Fluminenses do Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Apresentação do livro Todo mundo é jhow!, por Wellington Nader. Com performance musical.

09:00/09:30

Secretariado

09:30/09:50
Sessão de abertura
Manuel Jorge Valamatos
Presidente da Câmara Municipal de Abrantes
Silvestre Lacerda
Diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

09:50/10:30
Sessão plenária
Articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares o Plano Nacional das Artes
Ana Teresa Santa Clara
Rede de Bibliotecas Escolares

11:00/13:00
Oficinas

Ler e jogar — A leitura como um gabinete de curiosidades e quarto das maravilhas!
Mediação leitora e educação artística através do livro, arte e natureza.
Marina Palácio

Leituras e circo: palavras para brincar
Oficina de exploração criativa, com recurso ao movimento, Ã s técnicas circenses (manipulação e objetos), ao teatro (drama) e à musica (ritmo e vocalização)
Chapitô

Almoço

14:30/16:30
Oficinas

Mediação leitora e educação artística através do livro, arte e natureza.
Marina Palácio

Leituras e circo: palavras para brincar
Oficina de exploração criativa, com recurso ao movimento, às técnicas circenses (manipulação e objetos), ao teatro (drama) e à musica (ritmo e vocalização)
Chapitô

17:00/18:00
Oficina para todos
Leitura e artes tradicionais.A arte de entrelaçar
História da atividade artesanal ligada Ã s técnicas de produção de seiras e capachos, em Mouriscas.

Apresentação de livro
Esparteiros: artes de entrelaçar
No âmbito do Programa EDP Tradições, edição da Câmara Municipal de Abrantes

De 19 a 30 de novembro estarão patentes na Biblioteca Municipal António Botto, entrelaçadas, as seguintes exposições:

Esparteiros: artes de entrelaçar

ViajARTE
Obras de arte/pintura dos alunos dos 1.º e 2.º anos, do 1.º ciclo do ensino básico, do agrupamento de escolas n.º 2 de Abrantes.

2019-11-29 09:30