Ao sábado com a bebeteca: Ler antes de ser

Dinamizador: Escola Babyoga Portugal - Diana Flor
Duração de cada sessão: 45 mn
Destinado a famílias

 

Atelier: Babyoga
Dos 2 aos 8 meses – 10:00
Dos 9 aos 23 meses – 11:00


logo escola yoga

Babyoga
O BABYOGA é um conceito que nasceu em Portugal em 2005.
A crescente recetividade e procura por parte dos pais e das escolas têm revelado uma abertura e tomada de consciência muito importantes acerca dos benefícios da prática de yoga desde a 1ª infância. O BABYOGA resulta de uma mistura entre a adaptação de posturas do yoga tradicional aos bebés, com a prática de movimentos desenvolvidos para estimular a integração sensorial do bebé. É uma prática em conjunto entre pais e filhos. Estas aulas centram-se essencialmente no desenvolvimento psicomotor e emocional das crianças
Os pais descobrem novas formas de estimular o desenvolvimento físico, social e emocional da criança construindo, desde a primeira infância, vínculos afetivos profundos e sólidos. As posturas da prática de Babyoga baseiam-se em muitas posturas do Hatha Yoga tradicional e adaptadas de forma apropriada ao corpo dos bebés.
O BABYOGA promove um estímulo multissensorial para os bebés pois junta o toque, o movimento, o som e o contacto visual na mesma atividade tornando-a numa experiência rica na partilha do dar e receber entre pais e bebés sendo também uma excelente forma de ajudar a equilibrar o tempo que atualmente os bebés passam nas cadeiras (ovos), nos carros, nos parques ou nos andarilhos.
O BABYOGA surge como uma prática que visa ser regular e continua para que se consiga uma melhor interiorização dos benefícios para pais e bebés.
O BABYOGA é uma prática que se realiza entre pais e filhos ou também em escolas podendo ser vivenciada através de aulas regulares, workshops ou eventos.


A bebeteca é um serviço criado no setor infantil da Biblioteca Municipal António Botto, para bebés até aos 36 meses. Disponibiliza um espaço lúdico-pedagógico, onde os bebés e os seus acompanhantes podem desenvolver as primeiras brincadeiras e atividades, em contexto de biblioteca e de relação com o livro.
Nunca é cedo para a iniciação na leitura. Deixá-la para a idade escolar pode ser demasiado tarde. Entendê-la como um processo de impregnação, desde a mais tenra idade, no contacto com o livro impresso e o seu manuseamento, a leitura de histórias em voz alta e a exploração de imagens, é algo natural e há muito defendido pelos especialistas.
Na promoção desse processo assenta a missão da bebeteca. Bem como ser um espaço intergeracional, no qual os pais e os acompanhantes adquirem informação e formação, para estimularem o desenvolvimento de competências dos bebés e interagirem com eles na sua relação com o livro.
É igualmente um espaço seguro, que disponibiliza materiais lúdicos apropriados, dimensionado para uma aprendizagem ativa, no qual realizaremos ateliês que visem fornecer aos bebés informação adequada às suas idades e que estimulem a sua criatividade.
Em contexto lúdico-pedagógico, proporcionaremos aos bebés: a descoberta da biblioteca; a interação com os seus acompanhantes e com os outros bebés; o contacto e a familiarização com o livro e com outros materiais didáticos; a participação em atividades de exploração do livro, de modo a promover o estímulo e o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e sociais.





Data
2016-12-10 10:30
Local
Antigo Convento de São Domingos ou Biblioteca Municipal António Botto
Abrantes, Portugal
 
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.