Cachimbos & cartas de amor - Exposição de ilustração sobre a obra de Catarina Sobral

Exposição: Cachimbos & Cartas de amor
Enquanto o Senhor Vazio passa o dia em busca de algo que o preencha, o meu avô escreve ridículas cartas de amor durante horas a fio. Mas um dia, os pontos decretam greve. E é um deus-nos-acuda. Até que alguém se lembra de uma palavra muito antiga e já esquecida. ACHIMPA! Numa reflexão subtil sobre a linguagem, o tempo e os afetos, as imagens de Catarina Sobral transportam--‐nos para um universo muito peculiar, composto por palavras misteriosas e inúmeras cartas de amor, disfarçadas de ilustrações e endereçadas a artistas vários, como James Joyce, Fernando Pessoa, Édouard Manet, Jacques Tati e Charlie Chaplin.

Catarina Sobral

É reconhecida como um dos maiores talentos da ilustração nacional. O seu álbum de estreia, Greve, recebeu uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, e ACHIMPA, o seu segundo livro, foi distinguido, em 2013, pela Sociedade Portuguesa de Autores, como melhor livro Infantojuvenil. Em 2014, chegou a vez do reconhecimento internacional. O meu avô, terceiro livro da autora/ilustradora, conquistou o reputado júri da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que lhe atribuiu por unanimidade o Prémio Internacional de Ilustração. No mesmo ano, seria publicado Vazio, uma história sem texto narrada por imagens. Tão tão grande é o mais recente livro da ilustradora. A literatura e as artes visuais do século XX constituem--‐se como as maiores fontes de inspiração de Catarina Sobral, que é também autora de curtas-metragens de animação.

Público em geral

2017-06-23 00:00