Encontro Infantojuvenil com José António Franco

Apresentação do livro Rimas e Castanholas, da editora Trinta por uma linha

Esta é uma iniciativa que se destina à formação de leitores e promoção da leitura para o público infantojuvenil, proporcionando o contacto das crianças e jovens abrantinos com os grandes criadores e contribuindo para o enriquecimento cultural das crianças e jovens abrantinos e para o aumento da sua capacidade crítica.

José António Franco
Poeta e ficcionista, José António Franco, professor de inglês, nasceu em Coimbra em 1951.
Tem-se dedicado à didática da poesia, trabalhando essencialmente com crianças e jovens dos ensinos básico e secundário com quem partilha o prazer de ouvir e dizer o poema.
É formador de professores, educadores e bibliotecários.
Bolseiro Fulbright (pela Comissão Cultural Luso-Americana), na State University of New York, College at Potsdam, 1979. Galardoado no Prémio Alves Redol de Revelação de Conto, Vila Franca de Xira, 1990.
Venceu o X Prémio de Conto Joaquim Namorado, Figueira da Foz, 1993.
Em 1997 foi galardoado pelo Instituto de Inovação Educacional no Concurso "Experiências Inovadoras no Ensino" pelo projeto A Poesia como Estratégia.
Em 2002 fundou Os Jograis da Bonifrates.
Tem vários livros publicados.

Rimas e Castanholas
É uma coletânea de poemas surpreendente, pelo humor da sonoridade, presente em onomatopeias e expressões idiomáticas, e pelo reencontro (novo e satírico) com algumas personagens que povoam o imaginário infantojuvenil (como O Gato das Botas, O Patinho Feio, O Lobo Mau e até O Capuchinho Vermelho). Trata-se, como o título sugere, de rimas carregadas de musicalidade que nos convidam a trautear os versos e a ensaiar alguns ritmos de dança.
O colorido e a criatividade, presentes nas ilustrações de Rui Pedro Lourenço, harmonizam-se na perfeição com os versos, constituindo uma unidade que desafia à leitura e à diversão.

Destinado ao 1º ciclo do ensino básico

2017-11-16 14:00