A biblioteca ao sábado com Rui Guedes

Nos 2º e 4º sábados de cada mês, dentro ou fora de portas, “espalhamos a notícia, do mistério da delícia da leitura” e fazemos consigo, do lugar onde estiver, uma casa das palavras.

Ri o Joaquim com cócegas assim

Eis uma bela história, de um autor que se inicia na edição, Rui Guedes, sobre um problema de atualidade em todas as épocas: o problema da exclusão. A ação decorre em ambiente escolar e fala-nos dum menino 'diferente' que é marginalizado pelos colegas. Um dia, na biblioteca, tem um encontro misterioso com um livro. Esse encontro vai transformar a sua vida e a sua relação com os colegas. Uma bela metáfora sobre o poder mágico das palavras e a sua capacidade de modificar o mundo. A história é ilustrada por José Nunes dentro dum registo surrealista, o que é pouco habitual na literatura para a infância, mas com um resultado surpreendente.

Rui Gabriel Vieira Guedes

Nascido em Paredes a 24 de julho de 1974. Assistente Técnico de Biblioteca e Documentação, exercendo atividade profissional na Biblioteca Municipal de Penafiel onde é o responsável pelo Serviço de Biblioteca Itinerante (Bibliomóvel) desde abril de 2002. Publicou a sua primeira obra literária “Ri o Joaquim com cócegas assim…” (conto infantil) em 2016, pela mão da Editora Letras & Coisas, com ilustrações do pintor surrealista José A. Nunes, lançado a 8 de abril do mesmo ano na Biblioteca Municipal de Penafiel e com 2ª Edição em março de 2017. Autor do Projeto on-line “Sofrimento abreviado” onde publica contos e crónicas de sua autoria acompanhados por imagens de outros fotógrafos, reflexo do interesse por esse género literário, bem como fotografias de objetos, monumentos e outros elementos urbanísticos, legendados com um pequeno texto manuscrito num caderno espiral e registados pela objetiva da sua máquina fotográfica, aos quais atribui o título de “Instantâneo”.
Em novembro de 2017 lançará o seu segundo livro infantil (contos), de novo editado pela Letras & coisas e com ilustrações da pintora Sameiro Sequeira, estando prevista para meados de 2018 a apresentação do seu primeiro trabalho para adultos, ilustrado pelo arquiteto penafidelense Daniel Oliveira.

Destinado a famílias e público em geral

2017-10-28 10:30