200 anos da Invenção da Bicicleta - Exposição

Muitos países reivindicam a invenção da bicicleta, mas hoje considera-se que ela resulta de vários contributos e há consenso em torno do alemão Karl von Drais, como seu inventor.

Em 1816, a erupção do vulcão Tambora, na Indonésia, provocou um acentuado arrefecimento global, com neve e gelo nos meses de verão, em muitas regiões da América do Norte e da Europa, e grandes perdas na produção agrícola e animal. A grande redução do número de cavalos conturbou o transporte de passageiros.

Esse "Ano sem Verão” esteve na origem da bicicleta, pois a perceção dos riscos de uma mobilidade dependente dos equinos, terá motivado o barão Karl von Drais a criar a primeira geração de bicicletas, que apresentou em Paris, em 1817.

Ironicamente, dois séculos depois, estamos novamente preocupados com a mobilidade e a dependência de meios de transporte que contribuem para o aquecimento global e as alterações climáticas e a olhar para a bicicleta como parte da resposta a esses problemas.


Público em geral

Data
2017-08-21 00:00
Local
Biblioteca Municipal António Botto - Antigo Convento de São Domingos ou Biblioteca Municipal António Botto
Abrantes, Portugal
 

Todas as datas

  • De 2017-07-07 00:00 a 2017-08-31 00:00
    segunda, terça, quarta, quinta & sexta
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.