200 anos da Invenção da Bicicleta - Exposição

Muitos países reivindicam a invenção da bicicleta, mas hoje considera-se que ela resulta de vários contributos e há consenso em torno do alemão Karl von Drais, como seu inventor.

Em 1816, a erupção do vulcão Tambora, na Indonésia, provocou um acentuado arrefecimento global, com neve e gelo nos meses de verão, em muitas regiões da América do Norte e da Europa, e grandes perdas na produção agrícola e animal. A grande redução do número de cavalos conturbou o transporte de passageiros.

Esse "Ano sem Verão” esteve na origem da bicicleta, pois a perceção dos riscos de uma mobilidade dependente dos equinos, terá motivado o barão Karl von Drais a criar a primeira geração de bicicletas, que apresentou em Paris, em 1817.

Ironicamente, dois séculos depois, estamos novamente preocupados com a mobilidade e a dependência de meios de transporte que contribuem para o aquecimento global e as alterações climáticas e a olhar para a bicicleta como parte da resposta a esses problemas.

Público em geral

2017-08-31 00:00