A biblioteca ao sábado: Livros que dançam à volta de António Botto, por Hugo Sampaio

A biblioteca ao sábado // Dia 08 // 10:30 e 11:30
No 2.º sábado de cada mês, dentro ou fora de portas, “espalhamos a notícia, do mistério da delícia da leitura” e fazemos consigo, do lugar onde estiver, uma casa das palavras. Projeto de abordagem intergeracional de promoção da leitura, da iniciação à formação de mediadores. Para crianças, pais, avós, outros familiares, bem como os vizinhos e amigos da leitura. Através de ateliês multidisciplinares onde a palavra é o ponto de partida ou de chegada, os participantes exploram as diferentes linguagens artísticas e de comunicação.

Livros que dançam à volta de António Botto.

Uma viagem criativa no mundo da dança, com base em poemas de António Botto.  Será um desafio, para todos nós, o que a poesia faz sentir num corpo que se movimenta nesta performance. Livros dançam, livros fazem dançar, a dança, a ilustração que faz pensar e dançar sem preconceitos. A dança na biblioteca é um gesto diferente de beleza humana. Nesta viagem serás construtor de arte, com liberdade para modelar um mundo de palavras desenhadas pelo movimento do corpo. O corpo que vive como flores que precisam de ser cuidadas todos os dias. Na fase de relaxamento é pretendido consciencializar os participantes de que a criatividade, o livro e as expressões são importantes para competências self (autocontrole, autoconhecimento e autoconceito). A avaliação será feita através de um pequeno vídeo.  Hugo Sampaio Licenciado em Animação Sociocultural, Mestre em Envelhecimento Ativo com a tese "Adaptação da dança Standard e Latino-Americana ao idoso".  Músico multi-instrumentista, compositor e autor.  Desenvolve desde 2015 um trabalho de musicoterapia com bebés, crianças e idosos na Misericórdia de Merceana. Desse trabalho nasceu um CD “Missão Aprender" com 12 músicas originais. Dinamiza sessões de promoção do livro e da leitura, associadas à música e à dança, com bebés, crianças, jovens e idosos, em várias instituições. Professor Técnico Especializado Animação Sociocultural/Turismo Ambiental e Rural.

Duração: 40 min. Destinado a crianças maiores de 3 anos e famílias. Inscrição obrigatória.

2019-06-08 11:30
Biblioteca Municipal António Botto - Abrantes