Entre nós e as palavras com Cristina Carvalho

Apresentação do livro O olhar e a alma, romance de Modigliani

Cristina Carvalho

Nasceu em Lisboa a 10 de Novembro de 1949.
É filha da escritora, tradutora e ensaísta Natália Nunes com o professor e poeta Rómulo de Carvalho /António Gedeão. O seu primeiro livro, Até já não é adeus, foi publicado em 1989.
Durante a sua atividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países, sendo a Escandinávia e o Oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre o seu imaginário e a sua personalidade enquanto transitório ser humano do sexo feminino, habitante do planeta Terra e, por acaso, escritora.

O OLHAR E A ALMA, ROMANCE DE MODIGLIANI

Alguém comparou a mulher que se viu voar maquela manhã da janela de um quinto andar de Paris a um anjo. Mas não era um anjo, era Jeanne: Jeanne Hébuterne, a menina-viúva, grávida de nove meses, de um dos artistas mais desprezados em vida e mitificados na morte que o século XX viu surgir – Amedeo Modigliani.
Diz-se que no funeral de Modigliani, para além de artistas, amigos e população dos bairros boémios de Paris, abundavam os marchands, fazendo ofertas pelas obras que o pintor, que dependera da bondade de amigos para a sobrevivência básica, nunca conseguira vender. Tinha 35 anos e estava gasto.

2015-11-26 18:00