História

A BIA (Biblioteca Itinerante de Abrantes) entrou em funcionamento no dia 2 de maio de 2013. Esta biblioteca itinerante é um serviço básico para as populações rurais, pois não sendo sustentável a criação e manutenção de bibliotecas fixas em localidades dispersas e de pequenas dimensões, é necessário tomar medidas que minimizem as suas dificuldades de acesso à informação de qualidade proporcionada pelos livros e outros recursos informativos que satisfaçam as necessidades de lazer ou de trabalho e garantam a possibilidade de se integrarem em processos de formação permanente.

 
A leitura é um fator de qualificação humana e, logo, de desenvolvimento social. Por isso, deve ser feito um esforço sério para a sua promoção, sendo a Biblioteca Itinerante de Abrantes um instrumento estratégico no aumento da acessibilidade aos serviços de leitura, que muito pode contribuir para que as comunidades mais pequenas e isoladas possam tomar consciência das suas fragilidades e, consequentemente, para que os seus habitantes possam incrementar os seus níveis de integração.

A BIA corresponde a uma preocupação de levar a cultura e a informação aos meios mais desfavorecidos, podendo também constituir-se como um importante apoio à biblioteca sede, pois ao sair do espaço central contribuirá muito para um melhor conhecimento dos públicos e das suas reais necessidades, quebrando também o seu isolamento.

 


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.