Espaço autor

 


literatura

António José Nunes

Poesia popular
Naturalidade:  Foz - Bemposta
Data de nascimento:  3/7/1908

 

Obras


Arsénio Rosa

Ensaio
Naturalidade:  Pego - Abrantes
Data de nascimento:  1/12/1955

 

Currículo
Nasceu em 01/12/1955 no Pego – Abrantes.Frequentou o Curso de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Frequentou o Curso de Matemática da Universidade Aberta de Lisboa. Participou em várias exposições individuais, tais como : 1993 – “ Artistas Internationales Barcelona 93 “ na Galeria Marabelló de Barcelona , em Espanha; 1997 – Bienal de Artes do Sabugal; 1997 – Bienal de Artes do Montijo; 1997 – Salon de Otoño de Plasência em Espanha; 1997 – XIXª. Exposição Intinerante de Plasência em Espanha; 1998 – Bienal de Artes da Marinha Grande; 1998 – XVIº. Concurso de pintura do Ayuntamento de Ciudad Rodrigo, em Espanha; 1998 – IVª. Exposição Internacional de Artes em Vendas Novas; 1998 – Salão de Outono do C.C.R. de Santarém; 1998 – ARTEXPO – Los Angeles 98 nos E.U.A.; 1999 – Percepções Perante os Doentes de Alzheimer no C.C.B.; 2000 – Bienal de Artes da Marinha Grande; 2000 – Bienal de Artes da Marinha Grande em San Ildefonso em Espanha; 2000 – Salão de Outono do C.C.R. de Santarém; 2001 – Salão de Primavera da Escola Prática de Cavalaria de Santa- rém; 2002 – Salão de Primavera da Escola Prática de Cavalaria de Santarém; Representado no livro “ 50 Anos de Pintura em Portugal “ da Universitária Editora. Representado no livro “ Pintura em Portugal 2001“ da.Universitária Editora. PRÉMIOS : 1991 - 2º. Prémio – de Pintura no ; Salão de Outono do Centro Cultural e Regional de Santarém; 1992 - 3º. Prémio – de Pintura no ; Salão de Primavera da Juventude Unida Lagoense de Ourém; 1994 - Menção Honrosa - na Modalidade de “ Conto “ no Concurso Literário – “ Horácio Bento de Gouveia “ do Município de S. Vicente da Madeira; 1995 - Menção Honrosa de Pintura no Salão de Outono do C.C.R. de Santarém; 1997 - 3º. Prémio de “ Conto “ no Concurso Literário – “ Tribuna Pacence “ de Paços de Ferreira. PUBLICAÇÕES : 2002 – Publicou o Livro “ Evolução Social “, ( Consistente de um Ensaio Filosófico sobre a Evolução ) pela Universitária Editora de Lisboa. www.universitariaeditora.com

 

Obras


Elisa Claro Vicêncio

Poesia popular
Naturalidade:  Souto - Abrantes
Data de nascimento:  10/9/1932

 

Currículo
Elisa Claro nasceu em Atalaia - Souto, concelho de Abrantes, residindo actualmente na freguesia de S. Miguel do Rio Torto. Frequentou a escola primária até à quarta classe, sendo agora "aluna" da Universidade da Terceira Idade de Abrantes. A sua obra, editada em livro, é fruto de uma reflexão sobre o desenrolar da vida. A infância e a velhice, como partes extremas dessa caminhada, merecem-lhe especial atenção.Elisa Claro nasceu em Atalaia - Souto, concelho de Abrantes, residindo actualmente na freguesia de S. Miguel do Rio Torto. Frequentou a escola primária até à quarta classe, sendo agora "aluna" da Universidade da Terceira Idade de Abrantes. A sua obra, editada em livro, é fruto de uma reflexão sobre o desenrolar da vida. A infância e a velhice, como partes extremas dessa caminhada, merecem-lhe especial atenção.

 

Obras


Margarida Alexandra Telheiro de Azeredo

Poesia / Crónica / Conto
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  28/4/1987

 

Currículo
Licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior, encontra-se a fazer um mestrado em Jornalismo: Rádio, Imprensa e Televisão pela mesma Universidade. De momento está a participar no Programa Erasmus em Barcelona, onde estuda na Universidade Ramon Llull.

 

Obras


Maria da Piedade Raposo Anselmo

Poesia popular
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  ---

 

Currículo
Maria da Piedade Raposo Anselmo nasceu, em Abrantes, em 1919, na rua Actor Taborda, onde ainda hoje reside. Em criança frequentou a escola apenas até à terceira classe. Hoje lamenta não ter continuado os estudos, mas tenta recuperar o tempo perdido frequentando, entusiasticamente, a Universidade da Terceira Idade de Abrantes. Em 1999 edita o livro “Sol Poente” e em 2000 “As Ondas da Vida”, com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes. Publica poemas regularmente no Jornal de Abrantes.

 

Obras


Maria Rosa Vicente Barralé

Poesia popular
Naturalidade:  Souto - Abrantes
Data de nascimento:  12/10/1944

 

Obras


Rita Rolim

Poesia / ensaio
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  16/8/1980

 

Currículo
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, pela Universidade Nova de Lisboa. Actualmente, Leitora do Instituto Camões na Universidade de Varsóvia na Polónia.

 

Obras


Rui Pedro Moreira Lopes

Poesia
Naturalidade:  São Miguel do Rio Torto
Data de nascimento:  10/10/1976

 

Currículo
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 18 de Julho de 2001. Como seminário de licenciatura, elaborou o trabalho «Manuel Rodrigues Júnior: O homem e a sua obra». Actualmente faz um estágio profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Outras áreas de interesse: história local do concelho de Abrantes, mais concrectamente, a que abrange a Primeira República e o Estado Novo; história contemporânea, com destaque para: revolução francesa; guerras mundiais. Outras actividades: escrever poesia, investigação histórica, especial interesse pela guitarra de Coimbra (executante deste instrumento) e por fado de Coimbra.

 

Obras


ARTES PLÁSTICAS

Ana Paula Dias

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  15/1/1963

 

Currículo
Nasceu em Abrantes em 1963. É funcionária da Galeria Municipal de Arte de Abrantes. Desde 1981 que participa em exposições. No periodo de 1988/91 dedicou-se exclusivamente à pintura, viajou pela Europa, deixando trabalhos na Suíça, Alemanha , Bélgica e Holanda. Em 2002 expôs individualmente na Galeria 5, Praia Verde, Algarve. Edições: Colecção de 6 postais e 6 litografias de aguarelas, editados pela Câmara Municipal de Abrantes, em 1996. Colecção de 6 postais de aguarelas e 1 serigrafia, editados pela Câmara Municipal de Constância, em 1997. "Arte é a liberdadedos sentidos para se poder sonhar e criar - assim deveria ser a Vida! É esse sentimento que me domina e com o qual viajo pela noite, no meio de tintas e pincéis, esquecida das horas e de mim mesma..." Ana Paula Dias

 

Obras


António Lourenço Gonçalves Trindade

Pintura
Naturalidade:  Assunção de Arronches, Portalegre
Data de nascimento:  11/8/1942

 

Currículo
Nasceu a 11 de Agosto de 1942, natural da freguesia de Assunção de Arronches, Portalegre, residente em Alferrarede, Abrantes, desde 1970. Iniciou a frequência da Escola de Artes Plásticas da Palha de Abrantes em Maio de 1997, sob a mestria do professor Massimo Esposito. Desde então, tomou parte de várias Exposições Colectivas, Concursos de Pintura e sessões de Pintura ao Ar Livre, entre os quais: 1997 – Concurso Pintar Abrantes / II Exposição de Pintura da EAP, Chainça / Pintura ao Ar Livre no RI2 ; 1998 – IV Exposição de Pintura da EAP, “O Auto-Retrato”, Abrantes / Concurso Pintar Abrantes / Pintura ao Ar Livre no RI2 / Exposição Colectiva na Escola Dr. Manuel Fernandes, Abrantes; 1999 – Exposição no Museu Municipal de Torres Novas / Exposição no Cine-Teatro de Alferrarede / Exposição na Câmara Municipal do Sardoal – GETAS / Concurso Pintar Abrantes; 2000 – Exposição “Imagens do Milénio”, Abrantes / Pintura ao Ar Livre em Constância / Pintura ao Ar Livre em Sardoal / Exposição Colectiva em Constância / Concurso Pintar Abrantes / Pintura ao Ar Livre em Mação / Exposição Colectiva no Sardoal / Exposição na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos; 2001 – Exposição na Galeria Municipal de Constância / Exposição na Galeria Municipal de Mação / Exposição na Biblioteca Municipal António Botto, Abrantes / Exposição de Pintura ao Ar Livre em Vila Nova da Barquinha / Exposição na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos / Pintura ao Ar Livre na Aldeia da Luz; 2002 – Exposição s/ tema “Aldeia da Luz”, Portimão / Exposição s/ tema “Aldeia da Luz”, Mourão / Exposição s/ tema “Aldeia da Luz”, Abrantes / Pintura ao Ar Livre na B.M.I., Santa Margarida / Pintura ao Ar Livre na Escola Profissional de Agricultura, Mouriscas / Exposição na Escola Profissional de Agricultura, Mouriscas.

 

Obras


Arsénio Rosa

Pintura
Naturalidade:  Pego - Abrantes
Data de nascimento:  1/12/1955

 

Currículo
Nasceu em 01/12/1955 no Pego – Abrantes.Frequentou o Curso de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Frequentou o Curso de Matemática da Universidade Aberta de Lisboa. Participou em várias exposições individuais, tais como : 1993 – “ Artistas Internationales Barcelona 93 “ na Galeria Marabelló de Barcelona , em Espanha; 1997 – Bienal de Artes do Sabugal; 1997 – Bienal de Artes do Montijo; 1997 – Salon de Otoño de Plasência em Espanha; 1997 – XIXª. Exposição Intinerante de Plasência em Espanha; 1998 – Bienal de Artes da Marinha Grande; 1998 – XVIº. Concurso de pintura do Ayuntamento de Ciudad Rodrigo, em Espanha; 1998 – IVª. Exposição Internacional de Artes em Vendas Novas; 1998 – Salão de Outono do C.C.R. de Santarém; 1998 – ARTEXPO – Los Angeles 98 nos E.U.A.; 1999 – Percepções Perante os Doentes de Alzheimer no C.C.B.; 2000 – Bienal de Artes da Marinha Grande; 2000 – Bienal de Artes da Marinha Grande em San Ildefonso em Espanha; 2000 – Salão de Outono do C.C.R. de Santarém; 2001 – Salão de Primavera da Escola Prática de Cavalaria de Santa- rém; 2002 – Salão de Primavera da Escola Prática de Cavalaria de Santarém; Representado no livro “ 50 Anos de Pintura em Portugal “ da Universitária Editora. Representado no livro “ Pintura em Portugal 2001“ da.Universitária Editora. PRÉMIOS : 1991 - 2º. Prémio – de Pintura no ; Salão de Outono do Centro Cultural e Regional de Santarém; 1992 - 3º. Prémio – de Pintura no ; Salão de Primavera da Juventude Unida Lagoense de Ourém; 1994 - Menção Honrosa - na Modalidade de “ Conto “ no Concurso Literário – “ Horácio Bento de Gouveia “ do Município de S. Vicente da Madeira; 1995 - Menção Honrosa de Pintura no Salão de Outono do C.C.R. de Santarém; 1997 - 3º. Prémio de “ Conto “ no Concurso Literário – “ Tribuna Pacence “ de Paços de Ferreira. PUBLICAÇÕES : 2002 – Publicou o Livro “ Evolução Social “, ( Consistente de um Ensaio Filosófico sobre a Evolução ) pela Universitária Editora de Lisboa. www.universitariaeditora.com

 

Obras


Catarina Lourenço

Cerâmica
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  28/5/1971

 

Currículo
Possui 12º ano de escolaridade; frequentou o Curso de Olaria de Roda - CENCAL (Centros de Formação Profissional para a Industria Cerâmica), Caldas da Rainha (1990); o Curso de Cerâmica Decorativa - CENCAL - Em Óbidos (1991); o Curso de Pinturas de Tintas de Água - CENCAL, Caldas da Rainha (1994) e o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores - CENCAL, Caldas da Rainha (1999).Tem participado em várias feiras de artesanato, não só em Portugal, mas também em Espanha, França e Itália. Em 1996 e em 1997 ganhou o 1º lugar no Concurso de Expositores de Artesanato na XV e na XVI Feira de Artesanato de Abrantes. Realiza regularmente exposições individuais , desde 1998, é formadora de Cerâmica, dos funcionários do Banco de Portugal. Actualmente exerce a sua actividade no atelier em Caldas da Rainha.  

 

Obras


Elisa Claro Vicêncio

Pintura
Naturalidade:  Souto - Abrantes
Data de nascimento:  10/9/1932

 

Currículo
Elisa Claro nasceu em Atalaia - Souto, concelho de Abrantes, residindo actualmente na freguesia de S. Miguel do Rio Torto. Frequentou a escola primária até à quarta classe, sendo agora "aluna" da Universidade da Terceira Idade de Abrantes. A sua obra, editada em livro, é fruto de uma reflexão sobre o desenrolar da vida. A infância e a velhice, como partes extremas dessa caminhada, merecem-lhe especial atenção.

 

Obras


João Paulo Neto Gomes

Fotografia
Naturalidade:  Sá da Bandeira - Angola
Data de nascimento:  1/11/1974

 

Currículo
Do seu currículo constam alguns trabalhos de fotojornalismo e a autoria de algumas fotografias do livro "Abrantes uma flor no coração de Portugal". Não tirou nenhum curso específico, pois acha que a fotografia não se aprende a estudar mas sim a fotografar.

 

Obras


Leonilde Ribeiro da Silva

Pintura
Naturalidade:  Lisboa
Data de nascimento:  23/4/1951

 

Currículo
Nasceu em Lisboa em 23/04/1951, reside em Abrantes desde 1958. É professora do 1º. Ciclo, tem o curso de Estudos Superiores de Arqueologia. Frequentou a Escola de Desenho e Pintura da “ Palha de Abrantes “ desde 1997 a 2001, frequentando actualmente a Escola de Pintura do Pintor Mássimo Esposito: “ IL Pittore Italiano “. Participou nos Concursos Anuais ” Pintar Abrantes “ tendo ganho o 2º. Prémio em 1997. Participou nas Sessões de Pintura promovidas pelas Câmaras Municipais de Constância, Sardoal, Mação e Barquinha, denominadas: “ Um Dia de Pintura ao Ar Livre “ e “ Pintando ao Vento “. Participou em idênticas Sessões a Convite dos Srs. Comandantes do R.I. 2 de Abrantes e do Comandante Militar de Santa Margarida da Coutada. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS Restaurante Albertu’s. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes; Santa Casa da Misericórdia em Abrantes; No Centro Comercial do Chafariz em Abrantes; Centro Recreativo da Chainça em Abrantes; No Museu Municipal em Torres Novas; Na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes em Abrantes; Na Biblioteca Gulbenkian em Ponte de Sôr; Na Biblioteca Municipal em Vila Nova da Barquinha; Stand Citröen em Abrantes; Sala G.E.T.A.S. em Sardoal; Biblioteca Municipal em Mação; No Campo Militar de Santa Margarida da Coutada em Constância e Posto de Turismo em Constância.

 

Obras


Margarida Curvelo

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  ---  

 

Currículo
Margarida Curvelo – nasceu em Abrantes, em Março de 1948. Em 1970 vai para Luanda onde se inicia nas artes plásticas. De regresso a Lisboa, em 1976 cursa com a professora Maria Luisa B. Coelho durante os oito anos seguintes. Em 85 inicia um estágio em Sintra, com a professora Celeste Palma e em 1989 radica-se no Algarve, onde promove cursos de pintura em porcelana que se alargam ao Funchal, onde mantém essa actividade por cinco anos. Em 1979 inicia uma colaboração com vários Municípios, tendo até ao presente feito trabalhos de encomenda para mais de 55 Câmaras. Exposições: 1978 – Colectiva na Câmara Municipal de Sintra; 1992 – Colectiva no Centro Comercial das Amoreiras; 1992–Apresenta trabalhos na Comissão Europeia, no Luxemburgo; 1997 – Colectiva com alunas, na Galeria Adriano Baptista, em Olhão 1998 – Colectiva com alunas, no Beach, Golf & Country Club Vila Sol, em Vilamoura; 2002 – Itinerante na região do Algarve sob o tema “Os forais manuelinos do Reino do Algarve”, tendo passado pela Câmara Municipal de Albufeira, Castelo de Lagos, Biblioteca de Faro, Casa da Cultura de Alcoutim, Galeria Municipal de Tavira e Galeria Vanvaco, de Loulé.

 

Obras


Maria Alexandrina Godinho

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  ---  

 

Currículo
Nasceu em Abrantes a 12 de Junho de 1945, reside em Abrantes. Foi professora do 1º. Ciclo. Depois de aposentada inscreveu-se na Escola de Desenho e Pintura da “ Palha de Abrantes “, em 2000. Frequenta actualmente a Escola de Desenho e Pintura “ IL PITTORE ITALIANO “ com o Professor MÁSSIMO ESPOSITO. Participou na Exposição Colectiva denominada “ DO OBJECTO AO ABSTRACTO “ na Biblioteca António Botto, em Abrantes.

 

Obras


Maria da Graça Caldeira

Pintura
Naturalidade:  Funchal
Data de nascimento:  ---

 

Currículo
Maria da Graça de Oliveira Caldeira de Carvalho Aparício nasceu em 1953 no Funchal – Ilha da Madeira. Licenciou-se em Medicina em 1978 e logo após, veio para Abrantes onde tem residido e exercido a sua profissão. Encontrou em Outubro de1997, na Escola de Artes Plásticas da Associação de Desenvolvimento Cultural “ Palha de Abrantes “, a possibilidade de começar a adquirir conhecimentos técnicos para desenvolver a sua grande paixão pelo desenho e pintura, sob a orientação do pintor Mássimo Esposito . Desde Setembro de 2001 essa orientação, dada pelo mesmo pintor, passou a ser feita no respectivo Laboratório “ IL Pittore Italiano “. Tendo participado em várias exposições colectivas, tais como : “ O Auto-Retrato “ - IVª. Exposição de Desenho e Pintura da Escola de Artes Plásticas em Abrantes em Fevereiro e Março de1998. “ Exposição de Trabalhos dos Futuros Artistas “ - na Santa Casa da Misericórdia de Abrantes em Maio de 1998. “ Olha que Frutos “ - na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes em Abrantes em Novembro de 1998. “ Exposição Escola de Desenho e Pintura da Palha de Abrantes “ - no Museu Municipal de Torres Novas em Janeiro de 1999. “ Exposição de Desenho e Pintura “ - no Salão do Cine-Teatro de Alferrarede em Abrantes em Fevereiro e Março de 1999. “ Aprendendo com os Mestres “ - VIIª. Exposição da Escola de Artes Plásticas da “Palha de Abrantes “ Salão do Getas – Sardoal em Maio de1999. “ Pintando ao Vento “ - Exposição Colectiva da Turma de Arte do Pintor Mássimo Esposito. Galeria do Centro Cultural da Barquinha em Setembro de1999. “ Imagens do Milénio “ - VIIIª. Exposição da Escola de Artes Plásticas da “ Palha de Abrantes “. Stand de Vendas da Citröen – Abrantes em Janeiro e Fevereiro de 2000. “Cores do Rio “ - Exposição da Escola de Pintura da “ Palha de Abrantes “ Posto de Turismo da Câmara Municipal de Constância em Maio e Junho de 2000. “ Do Objecto ao Abstracto “ - IXª. Exposição de Pintura da Escola de Artes Plásticas da “Palha de Abrantes“ Bibioteca Municipal António Botto em Abrantes em Janeiro de 2001. “ Imagens de Mação “ - Sala de Exposições da Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkien do Mação, Janeiro e Fevereiro de 2001. Participou nos seguintes Concursos : “ Salão de Outono“ - VIª. Edição - Fórum Actor Mário Viegas em Santarém em Novembro e Dezembro de.1998. Obteve uma Menção Honrosa com a Obra “A Dança do Cantor” ( desenho em pastel seco sobre papel – 63 x 48 cm )“ Pintar Abrantes “ - Organizado pela Associação de Desenvolvimento Cultural “ Palha de Abrantes “ em 1999.

 

Obras


Maria da Luz Martins Marcos

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  3/3/1953  

 

Currículo
Nasceu em Abrantes, em 1953. Frequentou a Escola de Artes plásticas da Palha de Abrantes de 1996 a 2001.Actualmente frequente a Escola "Il Pintore Italiano" com o Professor Massimo Espósito. Exposições colectivas: Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes; Associação Cultural de Chainça; Centro Comercial do Chafariz, em Abrantes; Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes de Abrantes; Espaço Citroen; Museu Nacional de Torres Novas; Salão cine-teatro de Alferrarede; Biblioteca Municipal de Barquinha; Sala dos GETAS do Sardoal; Posto de Turismo de Constância e Biblioteca Municipal de Mação. Partcipação na Exposição "ALDEIA DA LUZ NOS PINTORES DE MEMÓRIA", no Museu Diogo Gonçalves, em Portimão; Galeria Municipal de Mourão e Galeria da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes. Partcipações em actividades ao ar livre a convite das Câmaras de Barquinha, Constância, Sardoal e Mação. Partcipação no festival de artes em Torres Novas, a convite da Câmara Municipal. Participação na exposição comemorativa do Dia da Unidade no RIA, em Abrantes. Participação na exposição comemorativa do 50º aniversário do Campo Militar de Santa Margarida. Exposições individuais: na Livraria Contracapa e no Restaurante Sta. Isabel, em Abrantes.

 

Obras


Maria Isabel Dias Silva Jesus

Pintura
Naturalidade:  Sentieiras - Abrantes
Data de nascimento:  ---

 

Currículo
Nasceu em 1946, em Sentieiras – Abrantes. Reformada, frequenta á seis anos a Escola de pintura, dirigida pelo Professor Mássimo Esposito; tendo participado em várias exposições organizadas pela escola, tais como : - Biblioteca Municipal António Botto, Associação Cultural da Chainça, Regimento de Infantaria de Abrantes, Centro Comercial do Chafariz – Auto Retrato, Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Museu Municipal de Torres Novas, Sala dos Getas em Sardoal, Festival de Artes em Torres Novas, Pintar Abrantes I, Imagens do Milénio – Citröen em Abrantes, Biblioteca Municipal de Constância, Pintar Abrantes II, Exposição no Cine-Teatro de Alferrarede- “ 40º. Aniversário da Freguesia, 2000 – Pintura ao Ar Livre em Mação, Constância e Barquinha, 2001 – Pintura na Aldeia da Luz - “ Barragem do Alqueiva “- 2002 – Pintura em Santa Margarida – “ 50º. Aniversário do Campo Militar – Restaurante Santa Isabel .  

 

Obras


Maria José Marcos António

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  14/1/1947

 

Currículo
Nasceu em 1947, em Abrantes, onde reside actualmente. Frequentou o Curso da Formação Feminina ( 2º ano ) e o Curso Geral do Comércio ( 2º ano ) na E.I.C.A. Frequentou a Escola de Artes Plásticas da Associação Palha de Abrantes de 1996 a 2001. Frequenta actualmente a Escola “IL Pittore Italiano”. Tem participado em várias exposições individuais, tais como : Concurso “Pintar Abrantes“ , no Centro Comercial Tapada do Chafariz. Pelo aniversário do Regimento de Infantaria Nº 2, em 1997. “Pintar Mação”, no ano de 2000, a Convite do presidente da autarquia. “Pintar Constância”, em 2001, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Constância, pelas Comemorações do 50º aniversário do Regimento de Cavalaria Nº. 704 de Santa Margarida da Coutada. “Aldeia da Luz Vista Pelo Pintor “, a convite do Rotary Clube de Faro. Participou também em várias exposições colectivas, tais como: Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes; Galeria Municipal de Torres Novas; Galeria Municipal de Constância; Galeria Municipal de Mação; Galeria Municipal de Vila Nova da Barquinha; Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.

 

Obras


Maria Lucília Moita

Pintura
Naturalidade:  Alcanena
Data de nascimento:  ---

 

Currículo
Nasceu em Alcanena em 1928. De 1944 a 1946 teve lições com o pintor João Reis. Depois da primeira exposição individual na Sociedade Nacional de Belas Artes em 1958, marcada pela pintura do seu mestre e dos pintores naturalistas (Silva Porto, Pousão...) da colecção Dr. Anastácio Gonçalves que era da sua família, começou um percurso que foi primeiro reacção, depois, uma procura que só nos anos oitenta se afirmou sua «escrita» muito pessoal. Sempre o carvão e o óleo como processos. Em 1977, com o apoio dos serviços da Fundação Calouste Gulbenkian, expôs o percurso até então realizado num espaço da Câmara Municipal de Abrantes onde vive desde 1954. Fez exposições idênticas nalguns espaços de cultura (Museu Machado de Castro em Coimbra, Centro Unesco do Porto...). Fez entretanto exposições não restropectivas em Lisboa (Sociedade Nacional de Belas Artes, Centro Cultural de Belém, Galeria S. Francisco, Galeria S. Bento...) e outros pontos do país. Tomou parte em mostras de concursos nomeadamente nos Salões da Sociedade de Belas Artes. Está representada em colecções particulares nacionais e estrangeiras e em museus portugueses - Museu do Chiado, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Museu José Malhoa, Museu de Setúbal e outros.

 

Obras


Massimo Esposito

Pintura
Naturalidade:  Ferrara
Data de nascimento:  ---  

 

Currículo
Massimo Esposito, nasceu em Ferrara em 1957. Licenciou-se em 1975 no Liceo Artistico di Ravenna. Em 1977, obteve o diploma de Magistero em Arte Publicitária no Instituto de Arte em Urbino. Foi gerente da galeria "La Gioconda" (Tomar), entre 1989 e 1991.

 

Obras


Maurício Bexiga

Pintura
Naturalidade:  
Data de nascimento:  ---

 

Currículo
Nasceu em 1954, reside em Abrantes. É Professor de Matemática no Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida. Encontrou na Escola de Desenho e Pintura do Professor e Pintor Mássimo Esposito , a possibilidade de adquirir mais alguns conhecimentos técnicos para desenvolver uma paixão que tem desde criança: o desenho e a pintura. Algumas das suas Obras estão espalhadas por colecções particu lares e organismos públicos. Tem participado em várias exposições colectivas, tais como : 1998 - ( Julho ) R.I.2 de Abrantes ; 1999 – ( Setembro ) Galeria do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha ; 1999 – ( Novembro ) Galeria de Arte, Lda. de Bobadela ; 2000 – ( Janeiro ) Espaço Citröen em Abrantes; 2000 –( Julho ) Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes ; 2000 – ( Setembro ) “ Atrium “ dos GETAS em Sardoal ; 2000 – ( Novembro ) “ Celeiro da Vala “ em Salvaterra de Magos; 2001 –( Janeiro ) Biblioteca Municipal António Botto em Abrantes; 2001 –( Janeiro ) Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian em Mação; 2001 – ( Maio ) Posto de Turismo de Constância; 2001 – ( Novembro ) “ Celeiro da Vala “ em Salvaterra de Magos“; 2002 – ( Fevereiro ) “ “ Museu Diogo Gonçalves “ em Portimão; 2002 – ( Março ) Galeria Municipal de Mourão ; 2002 – ( Abril ) Galeria da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes ; 2002 – ( Abril ) Campo Militar de Santa Margarida da Coutada em Constância . Participou em várias exposições individuais, tais como : 2001 – ( Dezembro ) Soc. Recreativa de Casais de Re velhos; 2002 – ( Junho ) No Restaurante Stª. Isabel “em Abrantes. Concursos: Participou em 1998,1999 e 2000 no Concurso “Pintar Abrantes”, tendo alcançado uma Menção Honrosa em 1998 e o 2º prémio em 2000.

 

Obras


Nuno Mendes

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  ---

 

Currículo
No Outono de 1977, nasceu em Abrantes, NUNO MENDES, uma criança como qualquer outra. A diferença tornou-se evidente quando, com cinco anos apenas, ganhou um prémio no Concurso Infantil de Pintura do Concelho de Abrantes ! Não lhe bastando o terceiro ou segundo lugares, ganhou mesmo o primeiro! E não se ficou por aqui! Talvez por influência genética proveniente do pai - FERNANDO MENDES, também pintor – NUNO dedicou sempre muito tempo ao desenho realista, usando como temas paisagens, retratos e muitos monumentos arquitectónicos. A sua sensibilidade artística estava a revelar-se! ... A admiração assumida pelo mestre irreverente do Surrealismo, SALVADOR DALI, e por BORIS, Peruano de pintura minuciosa ao extremo, despertou indubitavelmente o seu estilo perfeccionista, excêntrico e sonhador, vindo directamente do seu mundo imaginário. Todas as obras expressam, timidamente, o seu desejo profundo de tornar o mundo repleto de beleza e harmonia. PRÉMIOS E EXPOSIÇÕES: 1982 - 1º. Prémio – Concurso Infantil de Pintura do Concelho de Abrantes; 1995 - Exposição de desenho na Escola Secundária – Dr. Manuel Fernandes em Abrantes; 1996 - Exposição de desenho e pintura no Clube Desportivo “ Os Patos “ em Rossio ao Sul do Tejo; 1997 - 3º. Prémio – No Concurso “ Pintar Abrantes “; 1998 - 3º. Prémio – No Concurso “ Pintar Abrantes “; 1999 - 2º. Prémio – No Concurso “ O Teu Sonho a Preto e Branco “; 1999 - Exposição de pintura no “ Bar Puro “ em Sardoal; 2000 - Exposição de pintura no “ Café da Ponte “ em Lisboa; 2000 - Exposição de pintura no “ Bar Adágio “ em Entroncamento; 2001 - Exposição de pintura no “ Accquarela Café “ em Abrantes; 2001 - Exposição de pintura no “ Bar Chiado “ em Abrantes; 2001 - Exposição de pintura no “ Museu da Água “ – Príncipe Real em Lisboa; 2002 – Exposição Colectiva de pintura Promessas Artísticas de“ IL Pittore Italiano “ no Posto de Turismo de Leiria.

 

Obras


Pedro Rosa

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  ---

 

Currículo
Pedro Rosa nasceu em Abrantes, mas desde há muitos anos que reside no Sardoal. Exerce funções docentes desde 1999, no 2º ciclo do ensino básico, na variante de Educação Visual e Tecnológica. No que concerne à pintura, considera-se auto-didata. Desde 1993 que vem participando em várias mostras individuais e colectivas, tendo obtido um assinalável número de primeiros prémios e menções honrosas, em certames de artes-plásticas (incluindo fotografia).Exposições Individuais: 1996 - Festas do Concelho de Sardoal – Capela de Nª Srª do Carmo.Exposições Colectivas: 1994 - Exposição colectiva de trabalhos dos alunos de artes visuais da Escola Dr. Solano de Abreu – Biblioteca Municipal António Botto; 1999 - “II Congresso de Arte e Tecnologia Atribytes” – Instituto Politécnico de Santarém; 1999 - Exposição de trabalhos premiados no concurso “Pintar Abrantes – Obra de um dia “ – Caixa Geral de Depósitos; 2000 - Exposição de trabalhos premiados no concurso “Pintar Abrantes” – Biblioteca Municipal António Botto; 2000 - Exposição de trabalhos do IV Concurso Nacional de Pintura Rápida ao Ar Livre – Bombeiros Municipais de Penalva do Castelo.Prémios e participações de destaque - Pintura: 1993 - 1º prémio de pintura e desenho – Comemorações da Semana do Museu em Abrantes - Dia Internacional dos Museus; 1999 - 1º prémio – Concurso “Pintar Abrantes – Obra de um dia” dinamizado pela Associação Palha de Abrantes; 2000 - Menção honrosa – concurso “Pintar Abrantes” dinamizado pela Associação Palha de Abrantes; 2000 - 1º prémio – concurso “Pintar Tomar”, dinamizado pelo CAJ de Tomar; 2000 - Participação no Concurso Nacional de Pintura ao Ar Livre” dinamizado pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo. Prémios e participações de destaque – Fotografia: 1999 - 1º prémio – concurso “O Ambiente em Samora Correia” – vertentes p/b e côr; 2000 - 2ª Menções honrosas no concurso dinamizado pela Junta de Freguesia de Benavente alusivo às Comemorações dos 800 Anos do Foral de Benavente; 2000 - 2º prémio (p/b) – concurso dinamizado pela Associação de melhoramentos do Poço Redondo - Tomar

 

Obras


Rosalina Alves Serras

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  ---  

 

Currículo
Nasceu e vive em Alferrarede, concelho de Abrantes. Em 1996, inscreveu-se na Escola de Pintura “Palha de Abrantes”, tendo como Professor o Italiano Maximo Esposito, com o qual continua. Exposições colectivas: Biblioteca António Botto - Abrantes; Santa Casa da Misericórdia - Abrantes; Centro Recreativo de Chainça - Abrantes; Museu Municipal - Torres Novas; Stand Citröen - Abrantes; Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes - Abrantes.

 

Obras


Rosalina de Oliveira Martins Pereira

Pintura
Naturalidade:  Lisboa
Data de nascimento:  26/6/1954  

 

Currículo
Rosalina de Oliveira Martins Pereira nasceu em Lisboa a 26 de Junho de 1954. Reside em Abrantes onde tem parte das suas origens. Licenciada em medicina, é Médica de Família no Centro de Saúde de Abrantes. Aluna do professor Maximo Esposito desde 1996, faz da pintura um dos seus passatempos. Em 1998 e 1999 participou nos Concursos Pintar Abrantes – “Obra de um dia”, tendo recebido Menções Honrosas. Em 2000, no mesmo concurso, recebeu o 1º Prémio. Participou em cerca de duas dezenas de exposições colectivas.

 

Obras


Susana Rosa

Pintura
Naturalidade:  Abrantes
Data de nascimento:  ---

 

Currículo
Nasceu em 1976 em Abrantes.Frequentou o Curso de Desenho da “ ARCO “ em Lisboa. Tem o Bacharelato em Pintura pela Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design das Caldas da Rainha. Tem a Licenciatura em Artes Plásticas pela “ ESTGAD “ das Caldas da Rainha. Exposições individuais: 1999 – ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa; 2000 – IPJ – Instituto Português da Juventude de Lisboa; 2001 – Galeria da Câmara Municipal de Abrantes; 2001 – Galeria Diferença de Lisboa; Participa em exposições colectivas desde 1995. 2000 – ECOARTES do Barreiro ; 2000 – “ Prémio Nacional de Pintura António Joaquim de Vila Nova de Gaia; 2000 – IVº. Prémio de Pintura D. Fernando II em Sintra; 2000 – Bienal de Artes da Marinha Grande em Marinha Grande; 2000 – Bienal de Artes da Marinha Grande em San Ildefonso em Espanha; 2000 – Iª. Bienal de Arte Jovem em Penafiel; 2000 – Salão de Outono do C.C.R. de Santarém; 2001 – Bienal de Vila Nova da Cerveira; 2001 – Prémio “ Amadeu de Sousa Cardoso “ em Amarante; 2001 – Salon de Otoño de Plasência em Espanha; 2001 – Colectiva no Posto de Turismo de Cascais; 2001 – Concurso de Pintura da Fundação Rotária Portuguesa em Tomar; 2001 – Representada na Feira de Arte de Lisboa pela Galeria Diferença na FIL em Lisboa ; 2001 – Salão de Primavera da Escola Prática de Cavalaria de Santarém; 2002 – Salão de Primavera da Escola Prática de Cavalaria de Santarém; 2002 - Concurso Confederation de los Empresários de Cádiz em Espanha; 2002 – Colectiva de Pintura na Galerie d’ Art Promotion Francisco Torralba de Barcelona em Espanha. PRÉMIOS: 1999 - Menção Honrosa – no IIIº. Prémio “ Mário Silva ” da Fundação Rotária Portuguesa; 1999 - Menção Honrosa – na JOV’ARTE de Loures; 2000 - 2º. Prémio - no Salão de Outono do C.C.R. de Santarém; 2000 - Menção Honrosa – no Prémio de Pintura de S. Romão em Seia ; 2000 - Menção Honrosa – no Salão de Primavera da Escola Prática de Cavalaria de Santarém; COLECÇÕES: Fundação Rotária Portuguesa; Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Particulares: Câmara Municipal da Marinha Grande. Ilustrou a Capa no Livro “ Evolução Social “,de Arsénio Rosa e editado pela Universitária Editora de Lisboa em 2002. Representada no livro “ Pintura em Portugal 2001“ da Universitária Editora. Contactos: Telefone- 966850848 Moradas: E.N. 118, 594 A, Pego – 2205-323 ABRANTES / Rua José Relvas, 17, 1º. Esq. – 1900-281 Lisboa.

 

Obras


formulário para informação referente a novos autores

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )';ff_processor.browser='Mozilla/5.0 AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko; compatible; ClaudeBot/1.0; + Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )'; ff_processor.opsys='unix';ff_processor.provider='Unknown';ff_processor.submitted='2024-04-23 15:30:18';ff_processor.form=9;ff_processor.form_id='ff_form9';ff_processor.page=1;ff_processor.target=1;ff_processor.runmode=0;ff_processor.inframe=0;ff_processor.inline=0; ff_processor.template=0;ff_processor.homepage='http://bmab.cm-abrantes.pt/index.php/pt/component/content/article/1087-autores';ff_processor.mossite='http://bmab.cm-abrantes.pt/index.php/pt/component/content/article/1087-autores';ff_processor.images='http://bmab.cm-abrantes.pt/index.php/pt/component/content/article/1087-autores/components/com_breezingforms/images'; ff_processor.border=0;ff_processor.align=1;ff_processor.top=0;ff_processor.suffix='';ff_processor.status=null;ff_processor.message=null;ff_processor.record_id=null;ff_processor.showgrid=false;ff_processor.traceBuffer=null; //-->



Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.