Folha da nossa história

1815 – 29 de Abril – Nascimento de Raimundo José Soares Mendes

raimundo

2º CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE RAIMUNDO JOSÉ SOARES MENDES
Raimundo José Soares Mendes nasceu em Abrantes em 29 de Abril de 1815 e era filho de Joaquim Soares Mendes e de Ana Soares. Faleceu também em Abrantes, em 15 de Março de 1900.

Nos tempos revolucionários de 1846, segundo o jornal “O Abrantes”, empenhou «a vida numa luta injustificada contra o povo, defendendo com evidente dedicação os interesses da oligarquia dominante.», chegando a ser capitão da 1ª Companhia de Caçadores Voluntários, do Batalhão Nacional de Caçadores de Abrantes, fundado em 1847 como reação ao Setembrismo.

Exerceu funções no Paço e alcançou grande e poderosa influência. Em Abrantes ocupou os primeiros lugares de confiança política. Foi procurador da Junta Geral de Distrito, representando os concelhos de Abrantes e Sardoal; sócio e presidente, durante 38 anos, do Montepio que hoje tem o seu nome e que, nesse período, atingiu o seu auge em adesão de associados e despesas com os apoios sociais. Raimundo Soares Mendes chegou então a leiloar bens pessoais para angariação de fundos.

Foi ainda provedor da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, eleito a 10 de junho de 1894 e a 14 de junho de 1896; reitor da Irmandade do Senhor Jesus do Capítulo e exerceu cargos efetivos no Conselho Municipalentre 1848 e 1879, sendo também presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Bibliografia: Jornal «O Abrantes», de 18 de março de 1900; Toponímia Abrantina, de Eduardo Campos; Revista ZAHARA, novembro de2006; Cronologia de Abrantes no séc. XIX, de Eduardo Campos.

Anexo
Jornal «O Abrantes» de 18 de março de 1900